Eu possuo vários programas em formato Flatpak no meu sistema, o Ubuntu 24.04. Entretanto esses programas não seguem a cor do sistema, todos eles utilizam a cor azul. Como proceder para que os programas no formato Flatpak respeitem a cor do sistema?
Abaixo um exemplo. O problema se estende não só para os botões, mas também barra de progresso, seleção de texto, dentre outros elementos da interface dos programas.
Buenas, já tive essa mesma questão e infelizmente não encontrei solução. De acordo com esse post no askubuntu gnome - How and where does Ubuntu override the default libadwaita theme? - Ask Ubuntu o Ubuntu usa uma versão custom do libadwaita que não lida bem com mesclas e que simplesmente quebra ao ser modificada na marra. O tutorial que segui pra aplicar na marra e comprovar que não tinha jeito mesmo foi esse aqui Apply GTK System Themes on Flatpak Apps in Linux
Esse tutorial funcionou comigo para outros temas que tem uma libadwaita padrão, mas não ficou bom usando o tema do ubuntu, o Yaru.
(/usr/libexec/xdg-desktop-portal:9181): xdg-desktop-portal-WARNING **: 21:50:35.032: Failed to create background monitor: Failed to own background monitor D-Bus name
(/usr/libexec/xdg-desktop-portal:9181): xdg-desktop-portal-WARNING **: 21:50:35.032: No skeleton to export
Enquanto
exec /usr/lib/xdg-desktop-portal -r
Retorna a mensagem abaixo:
alex@alex-Inspiron-5490:~$ exec /usr/lib/xdg-desktop-portal -r
bash: /usr/lib/xdg-desktop-portal: Arquivo ou diretório inexistente
Hehehe, eu já tinha tentado isso, mas agradeço a sugestão. Agora há pouco postei essa mesma dúvida no askubuntu para ver se consigo alguma solução por lá. Havendo novidades eu posto aqui.
2º Baixe o arquivo abaixo e descompacte-o (trata-se de uma versão da extensão que eu modifiquei com as cores do Ubuntu 24.04):
3º Acesse a pasta /home/SEU_USUÁRIO/.local/share/gnome-shell/extensions e substitua a pasta “custom-accent-colors@demiskp” pela pasta de mesmo nome que você descompactou.
4º Por fim, abra o gerenciador de extensões e nas configurações da extensão “Custom Accent Colors” habilite a opção Flatpak Theming. Em seguida, basta escolher a cor que você quer na opção “Accent Color” e pronto, a cor vai ser aplicada aos programas em formato Flatpak.
Se alguém aqui tiver conhecimento de como publicar extensão no site Gnome Extensios, seria bacana fazer o upload dessa versão modificada da extensão, creio que bastante gente usaria.