Sim eu até estou muito surpreso pelo quão completa é essa aplicação mostrada na live do Rafael. Contudo o que ocorre aqui é algo bem curioso.
Eu peguei uma torre de som da Gradiente, na sucata, cujo o defeito de não funcionar de fato (sequer ligar) era o conector de carga quebrado. Eu tinha um outro bom aqui de uma sucata de um video cassete, que guardo pra peças. O conector serviu como uma luva e o Gradiente voltou a funcionar. Ocorre que esse som já teve dias muito melhores. O canal esquerdo está um pouco mais baixo que o direito, este que está apresentando retorno do esquerdo. Descobri isso pelo Windows. Comprei cabo novo, adaptador e tal… Dai descobri mais esse detalhe.
Tá, eu sei que esse som, especificamente, não ajuda muito devido ao seu detalhe.
Ocorre que, no Windows, usando o FX Audio Enhancer, eu consegui fazer com que a qualidade do som nessa torre ficasse mais, digamos, equilibrado. Já no Big Linux, mesmo usando a aplicação indicada na live, presente no sistema, eu to achando a qualidade do áudio ainda mais a quem. Se conseguem me entender.
Vejam que com a Gradiente estando no volume entre 35-40:
- no Windows com o FX Sound, eu consigo um bom som ambiente com o volume do sistema entre 30-35.
- no Big Linux com o James DSP, eu consigo um bom som ambiente com o volume do sistema entre 40-50. Usando o equalizador no modo “plano”.
- a torre Gradiente está com graves no ponto 5 e agudos no ponto 6. E o equalizador no modo “Normal” (plano).
Porém no Windows eu sinto que o som está mais, digamos, limpo. Já no Linux o som, às vezes, os agudos por exemplo, parece distorcer. Ou passa uma sensação de “onda”. Tipo, como se tivesse “aumentando e abaixando” a intensidade dos agudos. Já o médio e grave parecem bons. Isso ocorre mesmo eu configurando o James DSP.
Uma coisa impressionante, no Linux, basicamente, é a diferença absurda na intensidade do volume com um James DSP da vida ativo e sem nenhuma app de melhoria de áudio. Sem o James eu tenho que colocar o volume do Big Linux chegando a quase 90. Enquanto que, como já mencionando, com o James, o volume entre 40 e 50, já dá um resultado interessante.
Testei o Easy Effects, que me fora indicado aqui. Porém achei ele “inferior” ao James DSP. O James me pareceu ser mais completo.
Bem estou aprendendo a lidar com isso. Pois no Linux nunca havia, até então, usado um programa pra melhoria no áudio. No meu aparelho de som anterior, uma caixa retrô Pulse Presley, eu sempre a usei com volume no 20-25 (o máximo é 30) e, apesar de às vezes achar o áudio no Linux mais baixo em relação ao Windows, isso nunca me chamou tanto a atenção. Depois que passei a usar essa torre da Gradiente é que percebi, de fato, uma grande diferença.
Como ja mencionei acima, o Gradiente já teve dias melhores, contudo estou tentando entender como posso deixar o áudio no Linux mais limpo, tal qual “consegui” no Windows.
Bem, depois deste longo relato, deixo a thread aberta para discussão sobre o tema.
O que mais vocês tem a dizer sobre?