Aplicação para melhoria da saída de áudio

Olá pessoal, tudo bem?

É o seguinte, no Windows eu usava a aplicação FX Sound Enhancer. Um programa, que hoje é gratuito e open source, mas que só tem pra Windows.

O que ele faz é o seguinte: dá um boost no áudio que sai do computador. Fazendo com que não precise aumentar muito o volume pra poder ter um bom som ambiente. Além de ter um bom equalizador de áudio. Esse programa é efetivo tanto usando a saída de áudio física, conexão p2, quanto via bluetooth.

Eu tentei rodar esse programa via Wine, mas não vai.

Então queria saber se existe alguma alternativa a esse programa de Windows, que faça o mesmo no Linux.

Aqui estou usando Big Linux.

Estou aberto a sugestões.

Cara se vc está usando big linux, ele tem umas ferramentas nativas que a equipe desenvolveu pra isso, e outras melhorias em relação a áudio ou microfone , ironicamente ontem eu assisti essa live falando isso, ela estava postada no YouTube do Rafael.

2 curtidas

Eu uso o Easy Effects. Ele tem bastante opções de configuração, tanto de saída como entrada de áudio, talvez ele te sirva.

2 curtidas

Pois aqui no meu Big o som fica baixo, em relação ao que ficava no WIndows com o auxilio do FX Sound. Eu peguei uma caixa de som torre da gradiente ficou ainda mais perceptível a diferença do volume. Eu vou ver o vídeo que você indicou. É o Rafael que fez. É “meu vizinho” e meu amigo. rsrsrs Vou perguntar pra ele no telegram também. Obrigado por, indiretamente, me lembrar do Rafael. rsrsrs

Vamos ver se consigo melhorar a saída de áudio por aqui. Eu to desconfiado que essa torre não está nos seus melhores dias.

Obrigado pela dica. Vou ver se tem na Big Store Ou então pacote .AUR. Vamos ver se ele traz melhoria significativa aqui.

Voltarei com mais informações sobre.

Vocē usa a saida de audio da placa mãe ou da placa de video? Se seu monitor tiver uma saida de audio a diferença é muito grande aqui no meu sistema, mas acabei usando um adaptador usb da apple conectado na placa mãe ficou muito bom tmb sem usar software.

1 curtida

eu uso o som da placa mãe mesmo. Uma ASUS Z97-A com chip de áudio YAMAHA e Dolby Atmos. Mas no Linux o Dolby Atmos não funciona como era no Windows.

1 curtida

Software Solutions (Equalizers & Effects)

• Easy Effects (Recommended): A powerful equalizer for applying system-wide adjustments, noise suppression, and presets for headphones (AutoEq profiles).

• Pulse Effects: An older version/alternative to Easy Effects, also offering advanced features like bass enhancement and compressors.

• Audio Players: Use players like SMPlayer or Audacious and set their output to ALSA for direct hardware access.

1 curtida

Você chegou a alterar os parâmetros na aplicação que apresentaram na live ? Pelo que falaram lá , vc tem que ir testando os que se adequam melhores a essa realidade.

Sim eu até estou muito surpreso pelo quão completa é essa aplicação mostrada na live do Rafael. Contudo o que ocorre aqui é algo bem curioso.

Eu peguei uma torre de som da Gradiente, na sucata, cujo o defeito de não funcionar de fato (sequer ligar) era o conector de carga quebrado. Eu tinha um outro bom aqui de uma sucata de um video cassete, que guardo pra peças. O conector serviu como uma luva e o Gradiente voltou a funcionar. Ocorre que esse som já teve dias muito melhores. O canal esquerdo está um pouco mais baixo que o direito, este que está apresentando retorno do esquerdo. Descobri isso pelo Windows. Comprei cabo novo, adaptador e tal… Dai descobri mais esse detalhe.

Tá, eu sei que esse som, especificamente, não ajuda muito devido ao seu detalhe.

Ocorre que, no Windows, usando o FX Audio Enhancer, eu consegui fazer com que a qualidade do som nessa torre ficasse mais, digamos, equilibrado. Já no Big Linux, mesmo usando a aplicação indicada na live, presente no sistema, eu to achando a qualidade do áudio ainda mais a quem. Se conseguem me entender.

Vejam que com a Gradiente estando no volume entre 35-40:

• no Windows com o FX Sound, eu consigo um bom som ambiente com o volume do sistema entre 30-35.
  • no Big Linux com o James DSP, eu consigo um bom som ambiente com o volume do sistema entre 40-50. Usando o equalizador no modo “plano”.
  • a torre Gradiente está com graves no ponto 5 e agudos no ponto 6. E o equalizador no modo “Normal” (plano).

Porém no Windows eu sinto que o som está mais, digamos, limpo. Já no Linux o som, às vezes, os agudos por exemplo, parece distorcer. Ou passa uma sensação de “onda”. Tipo, como se tivesse “aumentando e abaixando” a intensidade dos agudos. Já o médio e grave parecem bons. Isso ocorre mesmo eu configurando o James DSP.

Uma coisa impressionante, no Linux, basicamente, é a diferença absurda na intensidade do volume com um James DSP da vida ativo e sem nenhuma app de melhoria de áudio. Sem o James eu tenho que colocar o volume do Big Linux chegando a quase 90. Enquanto que, como já mencionando, com o James, o volume entre 40 e 50, já dá um resultado interessante.

Testei o Easy Effects, que me fora indicado aqui. Porém achei ele “inferior” ao James DSP. O James me pareceu ser mais completo.

Bem estou aprendendo a lidar com isso. Pois no Linux nunca havia, até então, usado um programa pra melhoria no áudio. No meu aparelho de som anterior, uma caixa retrô Pulse Presley, eu sempre a usei com volume no 20-25 (o máximo é 30) e, apesar de às vezes achar o áudio no Linux mais baixo em relação ao Windows, isso nunca me chamou tanto a atenção. Depois que passei a usar essa torre da Gradiente é que percebi, de fato, uma grande diferença.

Como ja mencionei acima, o Gradiente já teve dias melhores, contudo estou tentando entender como posso deixar o áudio no Linux mais limpo, tal qual “consegui” no Windows.

Bem, depois deste longo relato, deixo a thread aberta para discussão sobre o tema.

O que mais vocês tem a dizer sobre?

É, o som não está nada legal. No Windows não fica tão ruim. Mas no Big Linux fica oscilando demais a qualidade.

Agora, à vezes, o som falha. Principalmente quando estou vendo vídeo no youtube.

Não sei onde estou errando.

Consegui melhorar um pouco as coisas por aqui usando o James DSP, mas ainda está um pouco a quem do que consigo no FX Sound Enhancer.

Bem, fiz o seguinte, comprei uma nova placa principal da caixa de som da Gradiente. E, assim que chegar vou trocar.

Ai com a caixa funcionando 100%, com todos os canais saindo áudio corretamente (direito e esquerdo), tocando todas as frequências normalmente. E com graves, médios e agudos plenamente audíveis, sem distorções. Vou dar uma nova mexida no James DSP e ver o que acontece de fato. Agora tenho consciência de que a própria caixa de som não me ajuda muito.

Bom, independente disso, sigo aberto a sugestões.

Atualizando sobre a questão Mesmo meu som não estando nos “melhores dias”, o áudio no Linux não ta bom. Parece um “rádio velho” tocando. Se é que me entendem. No Windows, usando o FX Audio Enhancer, fica nítido que o áudio está muito melhor.

Para exemplificar melhor, o vídeo a seguir vai até 4K (2160p). Rodando ele em 2k / Quad HD (1440p), por exemplo, aqui no meu som Gradiente, percebe-se a diferença da qualidade do áudio no Windows e no Linux.

No Big Linux estou usando a aplicação JamesDSP. Não sei se estou errando em alguma coisa. Mas eu consegui dar um boost no áudio geral, porém sinto que a qualidade deixa a desejar.

Alguém tem alguma ideia do que mais posso fazer?