Apenas um lado direito do meu fone com fio funciona

Preciso de ajuda. Estou tentando usar meu fone com fio no Arch, mas ele nunca funciona perfeitamente. Consegui fazê-lo funcionar apenas no lado direito, mas nada além disso (creio que os canais esquerdo e direito estão indo para o lado direito do meu fone). O fone funciona perfeitamente no meu celular, e quando comecei a usar o Arch, o fone estava funcionando corretamente.
Qualquer ideia já seria de grande ajuda.

Testou outro fone no mesmo computador?

eu não tenho outro fone com fio para testar no momento, mas o meu fone bluetooth funciona perfeitamente

no linux, tem opção de lado, ve se esta no meio para que sai nos 2 fones, ou deve esta em mono

1 curtida

Eu utilizo o pavulcontrol para mexer nas configurações de áudio, infelizmente não tem como colocar no “meio” para sair nos dois. Mas quando eu mexo no áudio da esquerda ele faz o som teste no lado direito, isso poderia indicar que meu fone estaria em mono?

Eu rodei o pactl info para ver se estava em mono, mas o resultado não foi o esperado:

Server String: /run/user/1000/pulse/native
Library Protocol Version: 35
Server Protocol Version: 35
Is Local: yes
Client Index: 110
Tile Size: 65472
User Name: fusca
Host Name: archDoFusca
Server Name: PulseAudio (on PipeWire 1.0.1)
Server Version: 15.0.0
Default Sample Specification: float32le 2ch 48000Hz
Default Channel Map: front-left,front-right
Default Sink: alsa_output.pci-0000_00_1f.3.analog-stereo
Default Source: alsa_input.pci-0000_00_1f.3.analog-stereo
Cookie: ffb0:377c

Geralmente nas configurações tem a opção do balanço de áudio, onde você pode balancear a saída do som. Como por exemplo:

Gnome
Captura de tela de 2024-01-13 15-49-24

Cinnamon
Captura de tela de 2024-01-13 15-54-02

Não sei qual DE você está usando, mas tenta ver aí nas configurações de som.
Também não sei como faz isso pelo terminal, mas deve ter alguma forma de balancear o áudio.

1 curtida

Ele tem razão, as vezes o seu fone esta perfeito mas pode ser que o p2 do computador esteja bichado.

então parceiro, eu estou usando o I3 como window manager. Pelo que sei não vei nada nativo para gerenciamento de som.
Eu não sei o que é uma DE, se puder me explicar eu agradeço.

@lucas_flores DE é desktop enviromente, o I3 não tem uma DE.

Poisé, também to com isso na cabeça. Mas não sei como tirar a prova real disso

Uai, seria so vc trocar para outro fone que como esse ai tmb funciona. Mas caso seja problema balanço que o lee explico vai ocorrer o problema independente do fone.

Entendi. Comigo não tenho outro fone com fio, apenas um bluetooth (que funciona certinho). Semana que vem estarei com um adaptador p2 para esse meu fone bluetooth, creio que seria o suficiente, não é?

Gnome, KDE Plasma, Cinnamon, XFCE, entre vários outros.

Aí já não sei nada. Deve ter alguma forma no terminal, mas aí já foge do meu conhecimento :confused:

Existe o driver ALSA e este driver tem o AlsaMix mas não acho essa função.

beleza irmão, obrigado

1 curtida

então pelo pipewire-alsa, eu consigo acessar o alsamixer, talvez por falta de experiência, não obtive nenhum resultado

Eu acho que seja isso:

Nossa, espero que não seja isso. Eu me lembro que conseguia usar o fone no windows, mas posso estar confundindo. Vou tentar encontrar outro p3.

Só vim comentar que a situação piorou, agora nem reconhece o meu fone…
De alguma forma isso me dá esperança que ainda é um problema de configuração e não do próprio hardware. A última alteração que fiz foi no /etc/modprobe.d/alsa-base.conf e também no meu .xinitrc (arquivo modificável que se executa a cada sessão).
Irei trazendo novas informações para resolver essa bucha, obrigado por toda ajuda que vocês vem oferecendo :).