Apagar arquivos snapshots do Timeshift - Linux Mint 21.2

Tenho snapshots do Timeshift gerados no Manjaro que gravei em um segundo HD onde não estava instalado o SO. Mudei pra Linux Mint e agora não consigo apagar esses snapshots. Como faço pra resolver isso? Não consegui resolver nem com acesso por su.

Olá @Carlos_Augusto, tudo bem contigo?

Qual é o formato do sistema de arquivos que você está utilizando no seu backup? Se você estiver usando BTRFS é possível que o Timeshift tenha criado pontos “somente de leitura” que não podem ser removidos a menos que você altere as permissões dele manualmente, usando as próprias ferramentas do BTRFS.

Neste link tem todos os comandos necessários para gerenciar snapshots somente leitura.

Para aprender mais sobre BTRFS, sugiro estudar as dicas deste guia aqui do fórum é bem completo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá. Obrigado pela resposta. Eu lerei sobre btrfs porque parece interessante, vi isso citado em um video do canal sobre instalação de Arch. Mas eu uso ext4 na partição.

Só pra avisar a quem possa ter o mesmo problema, descobri que o problema não é exatamente do Timeshift, por algum motivo a partição inteira ficava marcada como apenas leitura, por mais que eu tentasse mudar isso pra acesso de gravação. Então, eu não conseguia gravar, salvar nem apagar arquivo algum na partição.

Apareceu uma atualização de kernel recente aqui, ontem. Atualizei o kernel e o problema foi resolvido. Consegui apagar os snapshots assim. Era problema de kernel.

Vish, vc foi o único que apareceu aqui no fórum com esse bug do Linux. Parece que as LTS não foram afetadas por esse bug. Foi uma peculiaridade do Manjaro?

Não sei dizer, talvez seja mesmo algo apenas no Manjaro ou no Mint. Pior que o problema de partição voltou. Não sei porque ela desconfigura pra apenas leitura.

FSTAB?(sfasf)