Quando comecei a usar Linux(em abril desse ano) o Firefox se encaixou como uma luva no meu dia-a-dia e eu sempre usei o mecanismo de pesquisa padrão: Google.
Porém nesse mês eu pensei “Google = telemetria” então busquei por novos mecanismos como duckduckgo, e o que mais me agradou foi o Brave search principalmente pela IA dele.
Eu acho que vou ficar com o Brave search mesmo, mas se você puder deixar uma recomendação aqui em baixo eu agradeço (:
Usar um navegador sem logar em conta com email com dns privado para coisas que vc quer privacidade ajuda muito, por mais que tudo tem telemetria vc pode ofuscar muita coisa.
Quando quero buscar algo em privado uso a busca privada do brave com tor emcima de uma vpn com dns privado na rede.
Como vimos recentemente o windows cria um ID de cada computador com tpm e não importa o que vc faça se a policia quiser eles te encontram, então temos que ficar sempre atualizados sobre as mudanças de privacidade e não usar um SO inseguro como windows android ios
Se vc for muito noiado com privacidade recomendo o canal do @robbraxmantech no youtube.
Atualmente o DuckDuckGo, bem personalizavel e me agrada bastante a sua interface. No inicio não gostei tanto por causa da pesquisa de imagens, mas depois eu acostumei e usei numa boa, além das mudanças que eu fiz na interface dele nas configurações.