Aos desenhistas do fórum: quero um tablet para desenho que seja barato

Tenho uma mesa digitalizadora One by Wacom e acho incrível poder desenhar “diretamente” no computador, mas o problema é que esse negócio de não olhar para a onde se encontra a minha mão (afinal, estarei olhando para a tela do computador), reduz minhas habilidades, de 100% caiu para 70% na melhor das hipóteses.

Então comecei a procurar por dispositivos que possuem tela, o que seria a solução ideal para o meu problema, entretanto tem a questão do preço.

Uma mesa digitalizadora com tela não sai por menos de R$1500. É um valor que eu até estaria disposto a pagar (daqui a uns bons meses…), mas me parece que há tablets nos quais posso desenhar e que custam essa mesma faixa de preço. Enquanto uma mesa digitalizadora com tela é “meramente” uma tela, eu posso usar um tablet para mil e uma coisas mais. Por que as mesas digitalizadoras não são mais baratas que um tablet, afinal, a mesa digitalizadora só faz espelhar meu computador enquanto o tablet é um computador por si só? É lógico que estou comparando dispositivos do mesmo tamanho, é óbvio que uma mesa digitalizadora de 24" será “merecidamente” cara.

É isso, quero indicações de tablets baratos nos quais posso desenhar como faço com minha One by Wacom, com a diferença de que terá uma tela

Ah, mas você se acostuma a desenhar olhando para a tela do computador

Já passei pela fase de “acostumação” (essa palavra existe?), fiz exercícios e tudo para me acostumar, mas nesse modelo minhas habilidades caem de 100% para 70%, não tem jeito

Por enquanto, testarei a opção de conectar a minha mesa digitalizadora One by Wacom no meu celular por meio de um adaptador OTG (não comprei o adaptador ainda), pelo menos assim meu olhar estará na direção da minha mão, apesar de que ainda assim a ponta da minha caneta física não estará riscando uma superfície onde os riscos virtuais aparecem.

Se eu me adaptar bem a esse modelo, eu poderia considerar comprar um tablet mais barato, e nele eu conectaria minha mesa digitalizadora (a tela de um celular é pequena, por isso eu usaria um tablet mesmo nesta situação…). Mas qual tablet comprar nesse caso? Não pode ser demasiadamente barato para o “barato não sair caro”, ele precisa rodar o Sketchbook (ou qualquer outro aplicativo de desenho para Android) de forma minimamente confortável e não apresentar outros problemas típicos que vimos nesses tablets de qualidade duvidosa, mas se for muito caro, acabarei “cruzando uma linha” e será mais vantajoso comprar logo um tablet apropriado para desenho.

2 curtidas

Bem, não sou nenhum artista profissional (no máximo faço artes como esta da minha imagem de avatar, também em uma One by Wacom, rs), mas conheço algumas pessoas que trabalham profissionalmente nesse ramo. Há uma preferência clara pela mesa digitalizadora com tela.

Aparentemente, os tablets - os adequados para desenho, no caso, e portanto caros - não são capazes de alcançar o mesmo nível de precisão e os múltiplos níveis de pressão de uma mesa digitalizadora com tela. Há um pessoal que até usa tablet para desenhar, mas parece ser um “quebra galho” para quando estiver fora de casa e restrito a modelos bem específicos. Os tablets comuns você nem coloca na equação porque sequer servem para isso.

Quanto à segunda ideia, de usar um tablet comum e plugar a mesa digitalizadora nele, acredito que não surtirá muito efeito em comparação com a experiência que você já tem ao olhar para o monitor do computador.

É claro que a sensação de desenhar é algo muito pessoal, mas eu recomendaria pegar uma mesa digitalizadora com tela ao invés de correr atrás de uma solução paliativa. É um investimento alto, mas vai compensar.

3 curtidas

Muito obrigado pela resposta!

1 curtida

Eu tenho desenho/pintura como um hobby pessoalmente, e tirando o iPad Pro, eu não buscaria um tablet para essa tarefa, não por questões de precisão de pressão ou qualidade da tela, mas porque o hardware desses equipamentos costuma ser mais fraco inclusive que maquinas de entrada. Ai vai do seu processo artístico, eu costumo trabalhar com documentos grandes que cubram impressão em 300ppi A4/A3 e 150ppi A2/A1.

Hoje em dia é quase nula a diferença de precisão… Praticamente tudo que já testei por ai parece bastante com trabalhar direto na mídia tradicional em termos de precisão. Você vai encontrar boas telas relativamente baratas da Huion acredito, tenho mesas de desenho convencionais da marca (sem tela) e não notei diferenças extremamente relevantes se comparado aos Wacoms.

De qualquer forma, talvez fosse bom você tentar encontrar alguém para testar, pois tela/tablet/mesa, tirando o desempenho do computador por trás, e tendo tecnologia de caneta eletromagnética com níveis de pressão, são bastante indiferentes para mim e talvez você precise de uma opinião mais criteriosa de um profissional na área.

1 curtida

Obrigado pela resposta. Também desenho como hobby.

Meu estilo de traço é este:
ddd
Esse é um desenho que fiz há um tempinho atrás, para aprender a mexer com as ferramentas do Krita e para me acostumar com a One by Wacom.

Valeu pelo toque sobre a questão de desempenho, realmente pode ser que eu teria problemas, meus desenhos são “cheios”.

O problema é que não estou feliz com os preços que encontro. Vou esperar por uma promoção

Eu trabalho a anos com mídia tradicional (lápis de cor, giz pastel, etc), no digital tem poucos anos, mas vai desde pintura até line-art mesmo:

Eu comento do desempenho, pois somado ao tamanho, é muito comum eu ter 30+ layers, o rascunho misturado com a arte final, etc. Na minha experiência, menos de 8 GB complica bastante.

O Brasil é assim… Não tem como ficar feliz com o preço de algo que seja bom por aqui.

1 curtida

Eu costumo usar tablets, principalmente, para programação quando eu não estou afim de usar o computador. Em relação a desenho, eu costumo usar o Inkscape pra criar algumas coisas (não sou muito bom desenhista). Em relação a desenhos a mão livre, eu já tentei usar os tablets da Samsung (Galaxy Tab S4, Galaxy Tab S6 e, atualmente, Galaxy Tab S7) e, dentro daquilo que eu precisava, até que me ajudaram a fazer um trabalho razoável principalmente porque a SPen esta ficando melhor a cada versão e, é claro, ainda não dá pra substituir um lápis ou caneta padrão mas ajuda.
Os tablets estão com um preço um tanto quanto alto, mas seria um investimento pois dá pra usá-los em outras tarefas.

1 curtida

Obrigado pela informação!

1 curtida

Uso o Photoshop há anos ! E já uso com a 15.6" display mesa digitalizadora XPPen Artist 15.6 Pro muito tempo também !
Se você já é um profissional e principalmente faz ilustrações, na minha visão é melhor ir direto pra linha XPPen Artist.
pode ir nela ou numa huion kamvas sem medo, pois custam bem menos.
Não deixes escapar a ofertas de tablets XPPen na Black Friday 2022: Melhores Ofertas e Promoções Black Friday 2023 de Tablets Mesas Digitalizadoras XPPen | XPPen

1 curtida

Sou ilustrador, trabalho principalmente com artes para capa de musica e estampas de camiseta e posso garantir que meu tab s7 fe foi a melhor aquisição que fiz na vida.

Paguei 2700 na versão com wifi e 5g, a bateria dura uma vida e roda com fluidez os desenhos que eu faço (geralmente 100cm x 100cm, 300dpi). Ah, quando preciso usar photoshop ou outros softwares de pc, uso o SuperDisplay pra transformar ele numa 2nd tela e funciona maravilhosamente bem.

exemplo do meu estilo de desenho

3 curtidas

Obrigado pelas informações