Anúncios estão chegando ao ChatGPT, revelando o preço da gratuidade

“Nossa conversa está sendo ótima. Agora, uma palavra do nosso patrocinador!” Preparado para um ChatGPT com propagandas?

4 curtidas

Nada na vida é de graça. Se você não paga em dinheiro, paga com seus dados.

Andrew Lewis diz que
“Se você não está pagando pelo produto, é sinal de que o produto é você”.

Na prática, se você tá vendo anuncios direcionados no teu perfil, significa que os seus dados no chat estão sendo usados pra desenhar seus padrões de consumo e esses padrões entregues de bandeja pros anunciantes que fizerem o Pix mais gordo pra OpenAI.

Não existe almoço gratis, se você depende da ferramenta e quer privacidade dos seus dados, recomendo pagar pela versão completa (ou se você dispor de tempo pra aprender, e hardware pra utilizar), começar em pensar em soluções que rodem localmente.

não existe almoço grátis. alguém tem de pagar a conta. e ao preço de 100 merréis/mês uma assinatura básica, melhor propaganda que pagar.

Eu aumento, e trago a frase do Cory Doctorow: “Ainda que esteja pagando, você ainda é o produto. As empresas não fazem de você o produto porque você não paga, elas fazem de você o produto porque você não pode impedi-las.”

Basta ver o Windows 10/11 (cada instalação OEM rende 400-500 reais para a Microsoft, sem contar as pessoas que realmente compram) e o fato de que os produtos corporativos da Google ainda coletam bastantes dados.

A solução mais adequada em termos de privacidade é rodar localmente, mas os modelos que rodam em GPUs de consumidor atuais com 7-16 bilhões de parâmetros nem de longe conseguem competir com os gigantes comerciais com 100-200 vezes mais parâmetros que isso.

Considerando o que eu sei sobre os preços envolvidos no mercado de IA e do rendimento que publicidade dá, isso nem de longe vai estancar as perdas bilionárias do setor…

Além desses dá pra colocar a excelente Zuboff no bolo, já passou faz tempo do estágio do produto, as pessoas são fontes de extração de dados como uma matéria prima, pagando ou não pagando estão extraindo o máximo possível com essa lógica de capitalismo de vigilância.

Ademais, essas empresas de IA vão precisar transformar de alguma forma essa desgraça em algo rentável para justificar os trilhões perdidos até agora (e não vão conseguir). Esperem a embostificação a passos largos até essa bolha estourar.

2 curtidas