Tenho um Galaxy Book GO, e ele tem o Snapdragon 7C, e roda Windows 11
Tentei instalar o Kaspesky Free. mas deu erro. Tem algum antivirus que tenha versao para ARM?
Olá!
Você tentou fazer a instalação baixando o arquivo direto pelo site?
Talvez o melhor caminho seja abrir a MS Store e pesquisar pelos antívirus e aos mais conhecidos verificar na descrição se possui versão de binário para arm/arm64.
Caso não encontre nenhum, você pode da mesma forma tentar os mais tradicionais (pela loja) mesmo que em versão para x86 uma vez que o Win tem integrado um jit pra rodar. Evidente que será bem mais lento e tende a comer recurso extra do notebook. Mas é uma possibilidade. Se em nenhum dos pesquisados a loja possibilitar instalar é porque realmente não tem binário nativo e nem opção conhecida para interpretar on demand.
Então, eu baixei direto do site da Kaspersky.
O Executável.
Não tinha pensado nisso. vou tentar isso depois!
Quando eu comprei o notebook foi mais para me apoiar nos estudos e usar durante o meu almoço na empresa. (Agora não mais!!!)
Eu tenho um outro que é Intel Core I3 da Lenovo. Este é Ubuntu 24.04. veio com o Windows 11. mas pouco tempo depois passei a usar Linux nele.
Só o Galaxy Book GO que é Windows 11, queria instalar o Linux nele também,
mas ele não permite. Queria um notebook que fosse leve para transportar e não ocupasse muito espaço na minha mochila. por isso compre-o.
Pretendo ficar com ele um bom tempo. Pois estou cursando EAD.
Eu ate perguntei no Discord do Diolinux, e me disseram que eu poderia usar o Microsoft Windows Defender, que já estava de bom tamanho.
Não era necessário eu instalar outro antivírus para substituir o Defender.
Só queria mesmo dar uma proteção maior para o meu Galaxy Book Go.
O Windows já vem com o defender por padrão. Ele não te atende?
Tem um projeto que compilou o debian para rodar nele.
Esse é o github dele:
GitHub - hexdump0815/imagebuilder at 230308-01
Lá o pessoal vem trabalhando para conseguir rodar linux nessas maquinas com esses processadores.
Entendi o cenário.
Sim, o padrão do Win Defender já é bom.
O que precisa é aquela boa política de bom senso ao navegar e executar apps na máquina. Mantendo ele atualizado, tanto sistema quanto lib do defender, é realmente de bom tamanho e ainda estará com uma ferramenta integrada.
Contudo, o que dialogamos acima serve para qualquer outro app na versão do Windows arm64 em termos de verificar compatibilidade e fontes reconhecidas.
#sucesso
#BonsEstudos
@Animatron
Atende sim!!
Quanto ao Linux rodar no ARM, nao sei se a maquina vai aceitar o linux. pois a samsung faz de tudo para ela não aceitar outro sistema operacional que não o Windows. na qual ele foi projetado para rodar. Mas valeu a dica.
@aarProTech
Então, eu sou bem cauteloso quanto a segurança. onde eu sei que vai ter problerma de virus eu nao entro. e se pegar virus, logo eu tento remover com o Anrivirus. Ou do contrario eu formato a maquina também. isso não e problema para mim. só da um pouco de trabalho para fazer o procedimento, mas tranquilo. Valeu!!!
O projeto está bem no começo, no caso snapdragon 7c gen2, está no github que passei.
O Rikerlinux mostrou ele rodando no galaxy go, mas é pelo sdcard
Mas creio daqui a pouco assim como no mac m1, esses note arm mais barato esteja rodando no linux.
Depois eu dou uma lida no github sobre o linux no ARM.
Valeu!!!