Antivírus Dando Erro

Bom dia! Sou iniciante e completamente leigo no Linux. Estou tentando instalar o Comodo como antivírus, pois já baixa um instalador .deb. Mas dá esse erro abaixo. Alguém pode me ajudar? Muito obrigado!

“No se puede satisfacer la dependencia libssl0.9.8 (>=0.9.8m-1)”

Qual distro você está usando e qual versão?

Precisa mesmo de um antivírus? Tem aqui mais alguma informação sobre antivirus no Linux:

1 curtida

Estou usando o Mint 20.1. E distro nem sei rs

Bom, distro é abreviação de de “distribuição” haha. De qualquer forma você ja respondeu, é o Linux Mint… O Linux Mint 20 é baseado no Ubuntu 20.04. Eu dei uma pesquisada aqui na internet, e esse pacote libssl0.9.8 é antigo e foi removido do Ubuntu desde a versão 16.04.

Agora, eu sei que no Windows, recomenda-se muito que os usuários instale um antivírus, e pode ser que ao instalar o Ubuntu você achou que seria necessário também. Mas sinceramente, eu acho que não tem necessidade. O Linux funciona diferente do Windows, e é por natureza menos susceptível a vírus.

Mas no caso de querer mesmo instalar um antivírus, não tem problema, só que veja bem, esse antivírus que você está tentando instalar, está exigindo uma dependência muito antiga que já não existe no Ubuntu há muito tempo, o que me faz desconfiar que esse software deles está bem desatualizado. Um antivírus muito conhecido entre os usuários de Linux é o Clamav. Ele é usado no terminal, mas tem uma interface gráfica pra ele, o ClamTK. Você pode instalar no Ubuntu com o comando sudo apt install clamtk.

1 curtida

Já tentei instalar o clamav, mas no meu terminal pede uma senha, eu insiro a senha que cadastrei e não me dá acesso, por isso estava tentando outro com instalador

Você pode tirar uma captura de tela, ou colar a saída do erro que aparece ao tentar instalar o Clamav?

Consegui aqui! Muito obrigado!!!

1 curtida

Conseguiu instalar o ClamAV?

Consegui sim!