Android X86 clonado em PCs

:point_right: Ubuntu já é coisa do passado, a nova moda agora é criar distro pra laptops baseando-se no Android x86 ou Chrome OS, eu mesmo ja clonei o Chrome OS verdadeiro do meu Samsung ( Chrome os com i5 que comprei, muito bom mesmo), e ao clonar pra outros PC sempre deu certo, sempre deu boot e funcionou de boa, e sendo a versão completa que tem a playStore e instala aplicativos android, portanto a melhor experiência,

A dificuldade foi com alguns drivers de webcam
dos laptops da Dell, Accer e itautec, driver do gravador de DVD, e Driver de Bluetooth de um desses laptops, e também driver de Wi-Fi de um doa laptops ( mas resolvi trocando a placa de wi-fi), vejo o ChromeOS verdadeiro clomado pra outro PC com os mesmos olhos de quem faz Hackintosh, sempre tem algum hardware faltando drivers, e no Chrome OS Flex também falta os mesmos drivers, acho que o ChromeOS Flex tem apenas drivers de UEFI a mais que o original não tem, pois em todos onde clonei o ChromeOS original tive que dar boot em CSM ( não em UEFI , isso é meio estranho pois a partição era GPT , mas acho que é boot hibrido, ou seja, usa GPT na partição mesmo o setup sendo pra MBR ) ,

Alem desses eu também uso outras versões de Android modificados pra PC ( que geralmente baixo na link da bio do xerife tech no Instagram), e alguns desses Android x86 estão vindo com Android 12 , playStore funcionando, e já capazes de instalar aplicativos Windows, portanto falta apenas alguém compilar o KDE e o FlatPack pra Android que assim teremos um sistema operacional realmente bom pra PC velho, é sério, hoje o Android x86 é o único que consegue ser leve e bom no Pentium 4 , celeron 775 e até coisa pior ( como meu Pentium 4 do soket 478, Pentium 3 de Slot , duron e Sempron soket 462, Sempron e Atlhon 64 soket 754, e até no meu IBM cobra e IBM Aptiva ( Pentium ii e AMD K6-3 ) … enfim, nesses eu uso o Android x86 do Android 9 ( apenas de 32 bit ) e os navegadores estão em versão atual e atualizam sozinhos via playStore,

Depois de experimentar varias distro linux capadas como o Puppy Linux ( que me exigia atualizar navegadores manualmente instalando arquivos .TAR ) e os navegadores de desktop são mais pesados acabei descobrindo que ao usar Android os navegadores também são mais leves, e rodam lindamente nesses PC antigos, ou seja, de nada adiantava rodar o Puppy Linux e esse ser leve se o navegador era pesado e só pra abrir ja consumia todos os recursos do PC ( nos IBM Cobra e Aptiva chegava a travar e nem dava pra usar o navegador), mas usando Android consegui não só ter um ótimo desempenho nas tarefas de copiar arquivos, acessar arquivos via rede e via FTP pelo próprio gerenciador de arquivos do Android, como também me surpreendeu o quando são leves os navegadores pra Android, hoje consigo usar o Chrome, o Firefox, o Edge, o Opera, todos abertos ao mesmo tempo e com varias abas num PC que antigo feito pra Windows 95 ou 98 ( e que até pra rodar XP em sua epoca ja rodava lento e pesado e quando saiu o SP3 do XP ja nem rodava bem o próprio XP, fui obrigado a formatar esses IBM devolta para o XP SP2 na época ( pois o SP3 era pesado demais ), enfim, PCs que rodavam muito mal qualquer distro Linux que fosse e agora finalmente coltaram a vida ( e com bom desempenho) … por anos eu usei eles só pra terminal Server, inclusive cheguei a colocar o Windows Server Core em alguns deles só pra ter o cliente de RDP mais novo da Microsoft neles, e alguns deles eu tentei usar Linux com cliente de terminal server ( mas sempre deu errado pois Ubuntu Server é sem tela gráfica mas também é pesado, e outras versões como alpine é leve mas não tem drivers, não encontrei um meio termo que seja
sem tela gráfica, seja leve, tenha drivers e também ja venha com o aplicativo cliente de terminal server, uma vez Consegui criar um no site do Open Susi que correspondia às minhas expectativas, mas depois ele ficou velho e quando fui tentar criar de novo o site não deixava mais criar a distro personalizada, fiquei bem triste pois essa era a solução que entregava o melhor resultado, faltou apenas drivers de som, enfim, instalar o Windows Server core acabou sendo a única solução boa de fato pra usar terminal server nesses pc antigos, mas agora com o Android eu pude finalmente colocar eles à venda pois agora se tornaram PC funcionais novamente

Vendi o Duron 462 e o celeron 478 para uma senhora que tem loja de 1,99 , instaleis os aplicativos Facebook Lite e Instagram light e ela está conseguindo assistir vídeos que esses computadores jamais daria um Play com qualquer outro sistema operacional

Sinceramente eu nem Imagino qual seja o codec desses vídeos pois eu sei que esses processadores não conseguem tocar vídeos em h.264 e sofriam para tocar vídeo do YouTube em FLV na época do XP sp2 ,

Eu realmente tiro o chapéu para o Google pois me lembro muito bem de não conseguir dar play em vídeo FLV de 720p nesses computadores na época do XP, 480p era o máximo que rodava, e agora tô vendo os vídeos rodando bem e me parece ser qualidade 1080

1 curtida

como vc usa chrome os é só ativar o container linux pra ter acesso ao flatpak