Saudações, pessoal recentemente vim para o pop os, meu computador é um Dell G15 com uma 3050 e Ryzen AMD 5
Porém estou começando a estudar desenvolvimento mobile, e toda vez que eu abro o meu android studio e rodo o emulador de android, ele me da um aviso de drivers da GPU, além de que meu computador começa a travar, eu tenho um computador consideravelmente potente e nao travava nem no rwindows… será que estou com algum driver nvidia desatualizado ? Sabem alguma forma de corrigir estes problemas?
Acho que consigo te ajudar, também sou dev e tenho um pc bem similar ao seu, dellg15 3060 e ryzen 7.
Instalou o android studio por qual tipo de empacotamento? Tente outras versões, snap/flatpak!
Verifique se esta com os drivers atualizados, solta um
lspci -n -n -k | grep -A 2 -e VGA -e 3D
glxinfo | grep -e OpenGL.vendor -e OpenGL.renderer
Passa oq os dois comandos devolveram aq pra gente
Agora coisas que podem consertar o seu problema mais imediatamente:
Tentar rodar o app diretamente na gpu: Nas versões mais novas do gnome basta clicar com botão direito e terá opção, no pop_os não tenho certeza
Abrir a bios e desativar nvidia-optimous
Isso vai fazer seu pc rodar diretamente da nvidia, ignorando a integrada(amd)
Se precisar de mais ajuda com o seu pc e linux, com certeza posso te ajudar pq to a pelo menos 2 anos batendo cabeça e tentando fazer ele funcionar perfeitamente.
Meu pc pessoalmente nunca se deu bem com sistemas de base ubuntu, mas no fedora esta funcionando perfeitamente, mesmo no wayland. Então diria pra dar uma chance pro fedora ou pro nobara!
Com o fedora 40 que formatei recentemente foi muito fácil, só segui o tutorial do dio pra instalar os drivers da nvidia e desde então não apareceu um erro pra me atrapalhar, muito estável aqui.
instalei na mão, descompactei e coloquei na pasta /usr/local/android-studio/
e depois coloquei o icone no meu menu de apps
eu verifiquei o comando
glxinfo | grep -e OpenGL.vendor -e OpenGL.renderer
e de fato o meu sistema operacional está usando o grafico da AMD, preciso agora descobrir como mudo isso pro da NVIDIA e poder ser feliz de novo kk
[Edit]: rodei o comando sudo system76-power graphics nvidia
Mesmo que ele ja dizia que eu usava o nvidia, eu precisei dar esse comando pro glxinfo | grep -e OpenGL.vendor -e OpenGL.renderer
me retornar que to usando nvidia, mas ainda assim sinto um pouco de lag
Observação: nao encontrei config de openGL na bios
Cara, vai levando o sistema assim, logo o pop novo lança e ta prometendo resolver todos esses problemas de gráfico hibrido. Ou como disse, pra mim fedora tem sido 99% perfeito!
é aqui já está legal pra mim ir usando o S.O. se eu sentir que ele nao está legal eu vou pra outro, ai fico entre fedora e debian
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.