O desenvoledor principal do Anbox, oficialmente marcou o projeto como descontinuado. A muito tempo o anbox pra mim já era um projeto morto, desde que surgiu em 2017 não houve muito desenvolvimento com relação ao projeto que ainda utiliza imagens do android 7. Com recentes mudanças no kernel Linux, ficou ainda mais dificil rodar o já antigo código no qual o projeto se baseia em sistemas Linux atualizados.
Já não recomendava tentar utilizar o Anbox antes, mas agora com a descontinuação oficial isso deve ser evitado totalmente. Pra quem tem interesse em rodar aplicativos de android em distros Linux deve se voltar ao Waydroid. O Waydroid nas versões mais recentes tem se tornado cada vez melhor, está mais simples de instalar e parece cada vez mais integrado ao restante do sistema, se o desenvolvimento continar pode render bons frutos no futuro.
Sim, só funciona com Wayland. É possível rodar em X11, se vc instalar algum compositor Wayland que consiga rodar dentro de uma sessão X11, acho que com Weston e Wayfire é possível, mas não é a melhor experiência.
Já uso Gnome Wayland a muito tempo e sinceramente, nunca senti falta do Xorg, sempre consegui fazer tudo no Wayland ao menos no meu uso. Claro que se vc tem uma placa Nvidia pode ter problemas, mas mesmo a Nvidia tem melhorado bastante o suporte a Wayland nos drivers mais recentes. Fora que vc usa Nvidia, no momento, não vai conseguir aceleração de GPU no Waydroid por causa dos drivers proprietários. A aceleração de GPU com placas Nvidia provavelmente só vai ser possível quando os drivers abertos da Nvidia estiverem mais maduros, o NVK parece bem promissor.