Meus amigos, vocês, usuários avançados em Arch Linux, será que saberiam dizer-me se o Anarchy Linux é uma distro ou apenas um instalador do Arch Linux?
Tenho visto muitos debates no mundo anglófono, mas parece que nessa parte do globo as pessoas não chegam a um consenso.
No próprio site lê-se o seguinte: “Anarchy Linux is an Arch Linux installer providing a hassle-free pure installation and polished user experience.” e numa das suas janelas de instalação lê-se o seguinte: “Installing Arch Linux to: …”, mas há quem diga que é uma distro.
Fiquei na dúvida. Alguém saberia explicar-me se é ou não uma distro?
Em termos práticos, são a mesma distro. Não só Anarchy e Arch, como também o antigo Antergos e Endeavour, usam os mesmos programas, os mesmos servidores e os mesmos gerenciadores de pacotes.
Em termos de filosofia e de comunidade - e é esse o argumento dos Archeiros “hardcore” e dos desenvolvedores do Arch - não são, já que “parte integrante” da experiência Arch seria o processo de instalação, que dá a base mínima de conhecimentos que todos têm que saber naquela comunidade.
Resumo: decidir se Anarchy e Arch são a mesma distro é tipo dizer se comprar um bolo de cenoura pronto e seguir uma receita de bolo de cenoura dão no mesmo bolo de cenoura.
kkkkkkkkkk
Muitíssimo obrigado @Capezotte em gastar o seu precioso tempo em responder a minha questão, mas acho que você NÃO entendeu a minha dúvida. Mas deixe estar
Agora sim! Era esta o tipo de resposta que eu queria.
Obrigado @Pio.
Sanou a minha dúvida. Mas vou ter de procurar outro instalador, pois o anarchy aparenta estar com problemas.
Admito que burrei por não ter respondido claramente a sua dúvida (“O Anarchy Linux se diz um instalador de Arch”). Em vez disso, respondi porque dúvidas como a sua surgem: por mais que o Anarchy e o Zen se digam meros instaladores, postar dúvidas deles em fóruns específicos de Arch geralmente dá em “mas isso é outra distro”.
Bem, estava a usar o ArchLabs, mas verifiquei que o Anarchy acabara de lançar uma nova iso e decidi testá-la et voilà, consegui instalar o ArchLinux com o Anarchy.
Já fiz as devidas mudanças e já está totalmente um ArchLinux.
Bem, @TeijiW, o Anarchy, anteriormente chamado de Arch Anywhere, era uma distro Archlinux-based como o Manjaro ou outra distro qualquer, mas de uns tempos para cá, mudaram o foco e transformaram o Anarchy apenas num Instalador Gráfico (mas sem suporte de mouse). Aquando da abertura deste tópico, testei o Anarchy e gerou-se um erro, então instalei o ArchLabs, uma outra distro Archlinux-based, que é aliás, muito boa, bem estável, bem recomendável, mas o que eu queria mesmo era o ArchLinux puro. Vi que saíra uma nova versão do Anarchy, baixei-a, testei-a noutro computador, erros não foram gerados, então decidi instalar no meu computador principal e está o Archlinux rodando zero-errosmente ;D
Ah! E quando disse que já estava totalmente um Archlinux, referi-me a estilização, principalmente os ícones.
Penso que respondi à tua pergunta. Caso contrário, diga-me, por favor.
Cptos