Nao sei se voces conhecem o miguel da mw informatica que posta varios conteudos relacionados a hardware…
Ele utiliza alguns softwares pra mensurar processador, memoria, video, hd… e em varios aspectos, temperatura, tempo de utilização histórica do item, clocks, enfim …
Gostaria de saber qual solução voces utilizam pra hardwares antigos (i3 segunda geracao por exemplo) pra mensurar essas coisas…
Ps.: detalhe tambem se ele tem uma boa base comparativa com suas metricas… ou se dá pra subir os resultados na internet
Tenho um I7 de 4 geração, bem antigo também e hoje eu percebo que ele não está mais funcionando 100%. Mas mesmo assim ainda tenho nele um dual boot no qual uso 90% do tempo no linux ( para trabalhar ) e outros 10% windows para jogar as vezes
Bom se você não tem intenção de fazer um upgrade na máquina no momento e usa somente para trabalho, eu recomendo fortemente usar o linux pois é um sistema muito mais leve e permite configurações excelentes para melhorar ainda mais a performance.
Caso queria fazer um upgrade eu recomendaria você investir em kit upgrades e partir para um kit de 8 geração no minimo, ai você pode fazer um dual boot e utilizar os 2 sistemas em uma maquina, qualquer i5 de 8 geração na minha visão ja estaria de bom agrado ou se for um AMD um ryzen 5 3200 também serve.