Olá, bom dia. Não sei se essa á a área certa pra poostar tal dúvida, mas foi a única que faz sentido dentro do fórum.
Eu estou com uma dúvida sobre uma questão de de análise de gráfico. Estou estudando análise de dados e estou com dúvida em como interpretar os dados do gráfico em anexo:
Como eu posso interpretar esses dados?
a frequência diz respeito ao número de candidados? por exemplo; eu entendi que, apenas um pessoa levou de 12,5 a 13,00 segundo para percorrer os 150 metros. Isso está correto?
agradeceria muito se me ajudassem.
Particularmente, para começar, eu criaria um gráfico igual ao do grupo 2 com o grupo 1 para responder a pergunta A. Para a pergunta B, é questão de aplicação de fórmula. Pelo que entendi, a pergunta C também é comparativa, então o gráfico feito para a A pode ajudar.
Isso é um histograma, ele indica a frequência dos valores, ou seja, quantas vezes algum valor apareceu (ou quantas vezes os valores apareceram dentro de algum intervalo).
Ele nao indica o número de candidatos, mas o numero de vezes que o “tempo gasto” apareceu, por exemplo, 15,5 apareceu 14 vezes, mas se cada candidato tem so um tempo, entao da pra inferir o numero de candidatos.
Mais ou menos isso, mas no caso vai de 15.5 ate o maior numero abaixo de 16, o intervalo seguinte ja é do 16 ate o maior abaixo de 16.5. A ideia é nao contar o mesmo numero (16 por exemplo) duas vezes.
Em resumo, numeros iguais ou maiores quem 15,5 e menores (MENORES, nao iguais) que 16, aparecerm 14 vezes