O arch linux já está no kernel 6.11-arch, mas desde o 6.10 tenho detectado um erro no sistema com o comando sudo dmesg. O erro é esse:
out 04 15:28:24 archlinux kernel: amdgpu 0000:03:00.0: [drm] *ERROR* dc_dmub_srv_log_diagnostic_data: DMCUB error - collecting diagnostic data
Vale lembrar que, em ambos os kernels, aparecem erros relacionados ao secure display, porém nos fóruns do arch linux já existem tópicos dizendo que podem ser ignorados a menos que eu não vá fazer conteúdo em streamiag onde eu precisaria do secure display.
out 04 15:28:13 archlinux kernel: amdgpu 0000:03:00.0: amdgpu: Secure display: Generic Failure.
out 04 15:28:13 archlinux kernel: amdgpu 0000:03:00.0: amdgpu: SECUREDISPLAY: query securedisplay TA failed. ret 0x0
Porém esse erro de drm só aparece apartir do kernel 6.10. Pesquisei no fórum do arch mas não consegui nenhuma informação relevante, apenas que o problema já foi identificado.
meu sistema atual está assim:
Distro: archlinux
Kernel: 6.11.1.arch1-1
WM: Hyprland
CPU: AMD Ryzen 7 5700U (16) @ 4.37 GHz
GPU: AMD Lucienne [Integrated]
Alguém tem alguma idéia do que esse erro significa, ou se posso ignorá-lo?
Por enquanto estou usando o kernel lts 6.6 onde o erro não ocorre.
Curioso, vi em uma discussão sobre o erro no Debian que pode ser relacionado ao pacote linux-firmware desatualizado.
Poderias, no Arch, tentar atualizar todo o sistema com pacman -Syu e (re)instalar o pacote linux-firmware? Aproveita para (re)instalar também os pacotes mesa e xf86-video-amdgpu, para facilitar o troubleshooting. Daí revê se os erros persistem e retorna aqui.
No mais, percebeu algum crash ou inconsistência de vídeo ao utilizar o sistema?
Infelizmente já tinha tentado reinstalar os pacotes que você mencionou.
O sistema não da nenhum crash essa mensagem de erro não aparecia nos kernels de versoes <= 6.9.
Não sei se está relacionado ao monitor do notebook onde o kernel não consegue dar “query” no secure display. Porém já há tópicos no fórum do Arch Linux falando que isso pode ser ignorado:
out 04 15:28:13 archlinux kernel: amdgpu 0000:03:00.0: amdgpu: Secure display: Generic Failure.
out 04 15:28:13 archlinux kernel: amdgpu 0000:03:00.0: amdgpu: SECUREDISPLAY: query securedisplay TA failed. ret 0x0
Esses dois erros aparecem tanto no kernel lts quanto no kernel “arch”, mas nunca causaram instabilidade.
O sistema está rodando perfeitamente só descobri esse erro pq consultei o log.
P.S. Provavelemente devem os dois devem estar relacionados. Vou editar a postagem original.
Vi algo sobre pesquisando o assunto. Você está usando display externo?
Vi também que atualizar o mesa para o branch de testing aparentemente resolveu a situação. Todavia, como você está sem nenhum problema visível, talvez seja melhor esperar a atualização da versão nos repositórios estáveis e, caso dê alguma inconsistência, aí sim tentar essa versão instável.
tenho o mesmo hardware e o mesmo erro, porem estou no Fedora Silverblue 41 testing:
[ 5.915615] amdgpu 0000:05:00.0: amdgpu: Secure display: Generic Failure.
[ 5.915616] amdgpu 0000:05:00.0: amdgpu: SECUREDISPLAY: query securedisplay TA failed. ret 0x0