Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero sinceramente que sim. Gostaria de convidá-los a compartilhar suas experiências com drivers de placas de vídeo, especialmente aqueles entre vocês que utilizam NVIDIA e AMD.
Eu, pessoalmente, sempre optei pela NVIDIA. Embora nunca tenha enfrentado problemas muito sérios, raramente consegui uma experiência totalmente satisfatória. Muitas vezes, senti-me quase obrigado a optar pelo Xorg em detrimento do Wayland, principalmente porque os drivers para Wayland pareciam ter sido disponibilizados apenas recentemente.
Estou curioso para saber como tem sido a experiência de vocês com essas tecnologias. Algum de vocês já se sentiu limitado pelas opções de drivers disponíveis?
Uso Linux desde o começo de 2020. Minha placa de vídeo no desktop, desde antes daquela época, é uma GeForce GTX 1070Ti SC da EVGA. Eu diria que em torno de 80% a 90% de todos os problemas que tive com Linux até hoje têm relação com os drivers proprietários da “Ngreedia”.
Este ano tomei a decisão de finalmente comprar uma placa da AMD de forma a preservar a minha sanidade mental. Devo pegar uma RX 7600XT no próximo mês.
Foram inúmeros casos de problemas ao longo dos anos, variando desde coisas simples, como jogos não rodarem com determinada versão do driver, a quebras totais do sistema. Sim, já me senti limitado pelas opções de drivers diversas vezes. E, sim, o suporte a Wayland em hardware Nvidia ainda não está legal (embora esteja melhorando lentamente).
Vai usar Linux? A recomendação geral é: compre AMD. A compra de hardware Nvidia só se justifica para usuários de Linux quando a utilização da tecnologia CUDA é necessária ou muito beneficiosa (em alguns cenários de processamento de modelos de IA ou edição de vídeos, por exemplo).
A “Ngreedia” sempre tratou o usuário de Linux como cidadão de terceira classe.
Não tem muito segredo, se for de Nvidia use Xorg + driver proprietário, se for de AMD, basta espetar a placa no PCIE e usar. O Wayland será padrão se sua DE já for compatível do contrário X.org será selecionado automaticamente.
Driver Nouveau para Nvidia nunca foi bom para jogos pelo menos na época quando usei com a GTX 560, não sei como anda hoje.
Do lado AMD como driver já embutido no Kernel então não tem preocupação de instalar nada adicional e o que sempre notei a cada atualização de Kernel foi uma melhora de desempenho em jogos, desde então sempre preferi placas da AMD.
Como sempre usei para jogos, minhas experiencias com ambas as marcas foi tranquilo e da ultima vez que testei minhas placas antigas (HD 5750, HD 5830, GTX 560) parecem funcionar bem.
Tendo para AMD hoje em dia, mas nem sempre foi assim, antes do amdgpu open, nvidia era única opção viável…
Hoje NVidia série RTX + tecnologia OptiX parece ser imbatível para render/modelagem 3D etc…
Mas na questão compatibilidade de games, por exemplo, forza horizon 5 ficou meses crashando com Nvidia até ela lançar um update (que não sei se corrigiu, alguns dizem que sim…) sendo que com AMD desde que o Proton passou a rodar, as GPU’s AMD também rodaram (principalmente arquitetura RDNA2+).
Já com a questão do Wayland, dizem ser ótimo no Plasma, dizem ainda ter alguns bugzinhos com GNOME…daí creio que com AMD novamente deve ser melhor…
A minha experiência com nVidia + Linux é com o meu notebook antigo. Nele estou com o Debian, e no Microsoft Edge tem uma particularidade: Em todo vídeo do Youtube, o player do vídeo fica com alguns artefatos bem chatinhos. Tipo assim: