AMD vs Intel vs nVidia: vantagens e desvantagens no mundo Linux

#1

Acredito que levantar esse debate enxergando todos os pormenores pode vir a ser muito útil na questão de trabalho com tais tecnologias no ambiente Linux. Gostaria de saber mais a fundo as diferenças entre eles. Alguém poderia explicar?

0 Likes

#2

Processadores ou GPUs? Pq a nVidia não faz processadores e a Intel só faz on-boards :v
Mas se tratando simplesmente de funcionar, a AMD e a Intel participam ativamente do desenvolvimento dos drivers MESA, então o hardware de ambas se integra muito bem ao Linux, já a nVidia continua com os drivers fechados, coisa que faz com que OU ela funcione perfeitamente OU ela te dê MUITA dor de cabeça (conheço gente que quebrou o sistema inteiro tentando instalar os drivers dela) não dá pra prever muito bem.
Se tratando puramente de hardware, tem os processadores e GPUs:
Em processadores a AMD em um custo muito menor e um multithread melhor que a Intel, mas jogos não fazem muito uso de multithreading, então a a Intel (que tem mais performace por single-core) acaba tendo resultados melhores na área, apesar da AMD ter um resultado muito melhor em atividades que exigem mais do processador (renderização é um exemplo), tudo depende daquilo que vc espera do seu processador.
Em GPUs a AMD , como já foi citado, se integra muito fácil ao Linux e tem um desempenho muito bom por um preço (dependendo de como anda o mercado dos bitcoins) relativamente baixo, pra PCs de entrada ou mid-tier elas são ótimas opções em relação a qualquer nVidia (até pq, como eu disse, nVidia pode dar bastante problema) maaaaaas no seguimento high-end é nVidia e não tem muito pra onde correr, recentemente a AMD lançou a Raden VII pra tentar competir e a gente ainda tá pra ver a próxima geração dos Ryzen, então é muito cedo pra dizer se realmente vai vingar, até lá a nVidia é a opção.
Tudo depende daquilo que vc quer pro seu PC, se vc quer um PC decente pra rodar FullHD 60fps compensa muito mais ir num full AMD (ou Intel com GPU da AMD) por ser um plug and play no Linux, mas se vc quer um 4k 60fps Ultra, aí é Intel + nVidia e é issae, só tem que torcer pra funcionar bem no seu sistema.

1 Like

#3

Acabei confundindo, perdão

0 Likes

#4

Almejo investir em um notebook para trabalhar com programação e me deparei com esses comparativos enquanto pesquisava

0 Likes

#5

Existem muitos poucos notebooks à venda no Brasil com processadores AMD, e todos eles custam mais de R$ 5.000. Além disso os processadores da AMD com gráficos Vega ainda são meio problemáticos no Linux.

1 Like

#6

Intel - Full compatibilidade com Linux (é a empresa que mais contribui com Linux) outro of the box,não é boa com jogos pesados, Quick sync não tem suporte a Linux.

AMD - Boa compatibilidade e suporte para GPU’s recentes(bom para jogos) CPU’s Full compatibilidade, out of the box, AMD encoder não tem suporte para Linux.

Nvidia - Full compatibilidade e suporte para GPU’s(bom para jogos) incluindo as legacy, o drivers com maior compatibilidade e desempenho não vem no Linux por default(driver proprietário)é necessário instalação. Nvenc encoder tem suporte para Linux e implementado no ffmpeg/obs-studio.

2 Likes

#7

Show. Estava olhando os da Lenovo e gostei dos preços. Dell tá caro demais. Vi um com intel i5 8th gen com nVidia. Uso atualmente o mint cinnamon e no segundo semestre usarei mint xfce e ubuntu 19 {dual boot porque quero experimentar essa beleza). Acredito que então esse combo intel nvidia vai casar bem com essas distros

0 Likes