Comprar uma placa de vídeo dedicada para rodar ferramentas de IA localmente pode sair caro, mas parece que está se tornando um custo dispensável para donos de processadores AMD Ryzen 4600G. O canal Tech-Practice postou no YouTube seu experimento onde conseguiu utilizar seu processador como uma GPU com 16 GB de RAM DDR4 para rodar o Stable Diffusion no Ubuntu, gerando imagens em 50 passos, com resolução 512x512 em cerca de 1m50s.
Comparativamente, populares placas de vídeo modernas, como a GeForce RTX 4070 Ti, apesar da maior largura de banda, tem a memória limitada a 12 GB, com mais chances de apresentar erros de falta de memória.
Por ora, o Tech-Practice não postou um passo a passo demonstrando como conseguiu utilizar a plataforma Radeon Open Compute, necessária para rodar frameworks como PyTorch e TensorFlow, num hardware não suportado. Ele ainda afirma que conseguiu rodar outros softwares, como FastChat, MiniGPT-4, Alpaca-LoRA, Whisper, LLM, e LLaMA. Entretanto, promete em breve publicar um vídeo explicando todo o processo.
Para quem possui o processador AMD Ryzen 4600G, essa pode ser uma excelente opção para entrar no mundo das inteligências artificiais. Mas se você não possui um equipamento adequado e vai começar a investir, pode ser melhor adquirir uma placa dedicada com a mesma quantidade de memória e desempenho superior.