AMD RADEON - R7 M445 - linux Mint

Boa noite a todos, conheci o canal DioLinux , to iniciando com linux e resolvi usar o mint, porém instalei no notebook dell que já vem com essa placa de video (R7 M445 - 2GB ) e o linux não a reconheceu. Ja li alguns artigos sobre isso mas, alguns eu não entendi e outros não funcionaram. Alguém pode dar umas dicas para um iniciante em linux como eu? … desde já agradeço.

0 Likes

O quê tu realmente quer dizer com “o Linux não a reconheceu”? Qual o problema de fato?

Não há sinal de vídeo? O vídeo liga, mas não na resolução correta? Está tendo problemas de desempenho como tearing, travadas, etc?

“Não a reconheceu” é realmente vago demais para podermos identificar o problema e encontrar uma solução, descreva melhor o que está acontecendo, bele? :grinning:

0 Likes

Na verdade o pc inicializa normalmente, mas no gerenciador de drivers do linux mint ele diz que não existe nenhum driver proprietário em uso … pelo que pesquisei, este gerenciador de drivers deveria ter reconhecido a placa de video e ajudado a instalar os drivers. Então acho que a placa está funcionando de forma genérica sem exercer toda sua capacidade… é o que está parecendo. Como faço pra confirmar isso e, se necessário, instalar os drivers corretos?

0 Likes

Roda os seguintes comandos:

lspci -k | grep amdgpu

lspci -k | grep radeon

E posta aqui o que retorna desses comandos.

Nem sempre o gerenciador de Drivers mostra o que deveria, principalmente com placas AMD, porém o melhor driver para placas AMD é o “amdgpu”, que é o driver Open Source. O driver proprietádio é inferior em desempenho. Anyway, posta o resultado desses comandos pra que eu possa ver como está a situação aí,

0 Likes

Eu corri atrás do amdgpu, segui dicas de alguns sites…
Agora se eu digitar “lspci -k | grep amdgpu” o resultado é:
Kernel driver in use: amdgpu
Kernel modules: amdgpu
Digitando “lspci -k | grep radeon” nada acontece.

Isso quer dizer que agora está OK ou falta alguma coisa?

0 Likes

Isso quer dizer que está OK. Amdgpu é o driver correto para placas AMD. Se estivesse “errado” estaria aparecendo “Kernel driver in use: radeon”. Radeon é o driver para placas antigas.

0 Likes

Adicionalmente ao driver tu pode usar o ppa do Padoka para manter o Mesa Driver atualizado, basta seguir os passos do post:

E isso é tudo!

0 Likes