AMD RADEON - R7 M445 - linux Mint

Boa noite a todos, conheci o canal DioLinux , to iniciando com linux e resolvi usar o mint, porém instalei no notebook dell que já vem com essa placa de video (R7 M445 - 2GB ) e o linux não a reconheceu. Ja li alguns artigos sobre isso mas, alguns eu não entendi e outros não funcionaram. Alguém pode dar umas dicas para um iniciante em linux como eu? … desde já agradeço.

O quê tu realmente quer dizer com “o Linux não a reconheceu”? Qual o problema de fato?

Não há sinal de vídeo? O vídeo liga, mas não na resolução correta? Está tendo problemas de desempenho como tearing, travadas, etc?

“Não a reconheceu” é realmente vago demais para podermos identificar o problema e encontrar uma solução, descreva melhor o que está acontecendo, bele? :grinning:

Na verdade o pc inicializa normalmente, mas no gerenciador de drivers do linux mint ele diz que não existe nenhum driver proprietário em uso … pelo que pesquisei, este gerenciador de drivers deveria ter reconhecido a placa de video e ajudado a instalar os drivers. Então acho que a placa está funcionando de forma genérica sem exercer toda sua capacidade… é o que está parecendo. Como faço pra confirmar isso e, se necessário, instalar os drivers corretos?

Roda os seguintes comandos:

lspci -k | grep amdgpu

lspci -k | grep radeon

E posta aqui o que retorna desses comandos.

Nem sempre o gerenciador de Drivers mostra o que deveria, principalmente com placas AMD, porém o melhor driver para placas AMD é o “amdgpu”, que é o driver Open Source. O driver proprietádio é inferior em desempenho. Anyway, posta o resultado desses comandos pra que eu possa ver como está a situação aí,

Eu corri atrás do amdgpu, segui dicas de alguns sites…
Agora se eu digitar “lspci -k | grep amdgpu” o resultado é:
Kernel driver in use: amdgpu
Kernel modules: amdgpu
Digitando “lspci -k | grep radeon” nada acontece.

Isso quer dizer que agora está OK ou falta alguma coisa?

Isso quer dizer que está OK. Amdgpu é o driver correto para placas AMD. Se estivesse “errado” estaria aparecendo “Kernel driver in use: radeon”. Radeon é o driver para placas antigas.

1 curtida

Adicionalmente ao driver tu pode usar o ppa do Padoka para manter o Mesa Driver atualizado, basta seguir os passos do post:

E isso é tudo!

1 curtida

poderia me ajudar? eu estava com a mesma duvida e esta aparecendo “kernel driver in use: Radeon”. como eu faço para instalar o amdgpu ?

@pudim Qual distro tu usa, e qual a tua placa de vídeo?
Em “kernel modules” aparece ambos “Radeon” e “amdgpu”, ou apenas o “Radeon”?

olá! boa tarde! eu sou usuário do ubuntu 18.04 LTS e não consigo instalar os drivers da minha placa de vídeo dedicada do meu notebook(AMD R5 M230). já entrei no site da AMD mas só tem drivers para a versão 12 e 14 do Ubuntu. e nos detalher aparece que só tenho uma placa de vídeo intel HD graphics 5500. Se alguém puder me ajudar agradeço muito! :smile:
Um abraço!

@Pedro34 Se tratando de placas híbridas eu não sei nada, nunca tive notebook com placa de vídeo híbrida pra testar, mas vou marcar o @CanalOCaraDoTI2, talvez ele possa te ajudar melhor.

3 curtidas

Obrigado! @Jedi_Fonseca

Olha, tenho notebook hibrido com Intel + NVIDIA, e com a base do Ubuntu 19.04 resolveu muitas coisas, talvez possa resolver pra vc @Pedro34 rsrs. O que pode ajudar tb, é usar o ppa do PADOKA para adicionar o MESA DRIVER mais novo e talvez dê certo.

1 curtida

Olá, já instalei o ppa do PADOKA, mas continua do mesmo jeito. também pelo o que eu lí nesse post, quando digito os comandos:

lspci -k | grep amdgpu

lspci -k | grep radeon

os resultados são respectivamente:
Kernel modules: radeon, amdgpu

Kernel driver in use: radeon
Kernel modules: radeon, amdgpu

e acho que o fato de só reconhecer a placa Intel HD graphics deve ter algo relacionado a isso. mas de toda forma muito obrigado @CanalOCaraDoTI2 e @Jedi_Fonseca pela ajuda e atenção, se puder me dar qualquer orientação extra ou opinião estou a receber :smile:

1 curtida

Estamos ai pra isso kkkkk Ohhh, ouvi dizer q o RegataOS (base openSUSE) tem um integração show com as hibridas full AMD, pode ser q ai funcione.

1 curtida

@Pedro34 Aaaah caramba! Pensei que o teu problema fosse apenas alternar entre as placas de vídeo, e disso eu não sei nada, mas tu não tinha falado nada sobre os comandos “lspci” antes…

Pra ativar o “amdgpu” no lugar do “Radeon” é só seguir as instruções desse vídeo:

1 curtida

Se tu tivesse mencionado o resultado dos comandos “lspci -k | grep radeon” e “lspci -k | grep amdgpu” aqui eu já teria te mandado esse vídeo antes. haha

EDIT: E mais uma coisa, esqueça os drivers disponíveis no site da AMD. Os melhores drivers para placas AMD já vem no Kernel. Procure manter o Kernel, bem como o Mesa atualizados.

1 curtida

olá! obrigado pelas dicas @Jedi_Fonseca vou tentar agora, seguindo o tutorial do vídeo que você recomendou. :smile:

@Jedi_Fonseca , tenho a mesma placa de video que veio no notebook, e estou usando atualmente o Debian 10, rodando os comandos mencionados:

$ lspci -k | grep amdgpu
Kernel modules: amdgpu

e com o radeon não aparece nada, pelo que entendi era para estar com o “Kernel driver in use: amdgpu”, mas não está sabe como ativar essa opção procurei na internet mas não tive muito sucesso

Como eu não sei quais poderiam ser os nomes dos módulos, podemos tentar pela forma como eu faria…
Digite apenas o comando:

lspci -k

Cole o resultado aqui.
Será uma lista grande mas terá todas as infos que precisamos para identificar o módulo que está em uso.