AMD FidelityFX Super Resolution 3 é um software recém lançado, que está empolgando gamers por cumprir com uma promessa até então quase impossível: aumentar muito o desempenho em jogos sem gastar nada.
A tecnologia da AMD utiliza uma série de técnicas, envolvendo até inteligência artificial para aumentar a resolução, número de quadros gerados por segundo e ainda reduzir a latência de resposta no jogo. Dessa maneira, aquele seu hardware que já não apresenta mais um desempenho excelente em jogos atuais, ganha uma sobrevida, enquanto placas mais básicas da nova geração da AMD tornam-se mais atraentes.
O melhor de tudo é que o FSR 3 não é exclusivo, sendo compatível também com NVIDIA, além disso, há planos para abrir o código da tecnologia, trazendo-a potencialmente a modelos de qualquer fabricante, inclusive para consoles.
Em teste feito pela Pichau, a tecnologia conseguiu dobrar o desempenho do jogo Forspoken numa placa NVIDIA GeForce RTX 3060, de 30 quadros por segundo, para 60. Enquanto isso, a AMD RX 7600, com poder equivalente, triplicou o desempenho para 90 FPS. Entretanto, a AMD não recomenda ativar o FSR 3 em jogos abaixo de 60 FPS nativos.
Imagem: AMD
Para utilizar o FSR 3, não apenas a placa de vídeo deve ser compatível, mas também os jogos. Lançado em 29 de setembro, está em apenas dois títulos: Forspoken e Immortals of Aveum, bastando uma atualização para ter o recurso. Enquanto a AMD trabalha junto à Epic Games para levar a tecnologia à Unreal Engine 5, ao menos mais 10 grandes jogos estão aderindo, dentre eles:
- Cyberpunk 2077;
- Avatar: Frontiers of Pandora;
- Space Marine 2;
- Frostpunk 2;
- Crimson Desert.
Empresas aderindo ao FSR 3. Imagem: AMD
Segundo a AMD, os requisitos mínimos para utilizar o FSR 3 com o aumento de resolução e de quadros por segundo são uma AMD Radeon™ RX 5700 ou NVIDIA GeForce RTX™ 20 Series, com o adendo de que pode favorecer gerações anteriores e outras marcas.