Amd 5450 em linux mint 20

Olá pessoal, blz ?
Meu pc principal deu pau em algumas peças, e tive que montar outro; usando as peças que já tinha aqui. Esse ficou bem fraco e com a pandemia os preços estão altíssimos, não posso fazer upgrade agora.
Tô usando os drivers do sistema, no gerenciador de drivers diz que não preciso de nenhum driver adicional. ( amd 5450 1 gb ) . Vale a pena tentar instalar o amd catalyst, ou deixo como está mesmo ? É uma plaquinha básica, vou usar mais para emuladores. Configurações do pc e os aplicativos estão nos prints.

1 curtida

Queria eu que meu Atom fosse fraco assim , kkkkkk

olha mano se tá funcionando tudo bem eu aconselho deixar esse driver mesmo , a não ser que esteja havendo problemas com o desempenho , mas geralmente é instalado um driver compativél , tentar forçar outro driver talvez funcione ou talvez não.

Vou continuar os testes, por uns dias. Se der pra rodar o mame, psp e semelhantes sem travar; deixo assim mesmo.

1 curtida

O AMD Catalyst dessa placa está há um montão de tempo sem atualizar (literalmente desde 2015). Não vale muito a pena tentar instalá-lo numa distro de 2020, ainda mais porque você vai ter que fazer downgrade de um monte de componentes de sistema para ter a chance de tentar rodá-lo. Se tentar instalá-lo sem downgrade, espere bugs, interface gráfica não subindo, etc.

1 curtida

Concordo com o @Capezotte, só certifique-se que está utilizando o driver radeon (legadas) ao invés do amdgpu (recentes) e procure dicas de otimização, eu já usei o Catalyst com a minha 6670 lá pelo idos 2014/2015 e o driver radeon hoje funciona praticamente a mesma coisa, só não tem a CC para mudar algumas opções, mas isso encontra-se facilmente fazendo uma pesquisa no google. Eu não cheguei a me aprofundar em otimizações pois não jogo mais no PC que tem essa placa, para tarefas diárias está ok.
https://plus.diolinux.com.br/t/apresente-o-seu-desktop-e-mostre-o-quanto-o-linux-e-bonito/153/1448

Essa máquina hoje roda fedora 33 (atualizações desde o 30), EndeavourOS de boas e tem o Pop 20.04 que infelizmente trava bastante nessa máquina e é o único que roda sobre Xorg, então seria teoricamente um problema com o Xorg.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.