Ambiente de Sessão Ubuntu 24.04 com erro de Screenshots

Necessito de ajuda. Fiz uma instalação nova do Ubuntu 24.04, o qual venho usando, pela primeira vez de modo definitivo (Uso o windows apenas em Virtual Box devido o uso do Excel).
Porém, me deparei com um problema o qual não consigo solucionar: os screenshots, programas de print de tela, sejam, Screenshot, shuttler, Kazam, ScreenRec, etc, ou dão erro, ou ao clicar em capturar, a tela fica totalmente escura, sendo impossível a captura.
Detalhe, isso só ocorre em Ambiente de Sessão Ubuntu, se encerrar a sessão e retornar no modo Ambiente de Sessão “Ubuntu on Xorg”, os aplicativos funcionam normalmente.
Entretanto, na Sessão “Ubuntu on Xorg”, eu tenho sérios problemas com o ambiente das janelas, que funcionam instavelmente, em determinados momentos você clica em uma janela e cai em outra, aí tem que minimizar a anterior, ou não consegue aumentar e diminuir determinada janela que fica inflexível.
Outro detalhe, tenho o Ubuntu 24.04 instalado em um Notebook Aspire FullHD, e o problema é o mesmo, o que me faz acreditar ser um problema do Ubuntu 24.04.
Enfim, necessito ajuda para ficar no ambiente original da Sessão Ubuntu, com os screenshots funcionando, já que são muito importantes na rotina do meu trabalho em teletrabalho (home office).
Fico muito grato pela ajuda.

3 curtidas

por causa do wayland. essa bagaça ainda tá crua e teimam em colocá-la pra uso. desinstala o wayland e fica no bom e velho xorg. já mandei aquele pra escanteio há muito. n faz a menor falta.

4 curtidas

Eu sugiro instalar o 24.04 do zero e já de primeira entrar em xorg.depois atualizar o sistema. Se continuar com problema, estude a possibilidade de usar o 22.04, pelo menos até sair a iso 24.04.1.

1 curtida

Olá @Valdeci_Rodrigues, tudo bem contigo?

Segundo o seu relato, existe a possibilidade do problema estar relacionado com o uso de gráficos híbridos - caso essas máquinas onde você usou possuam além do gráfico integrado do processador uma GPU “discreta”.

No Ubuntu você pode usar extensões do GNOME para controlar qual GPU será usada pelas aplicações, já testou algo nesse sentido? Este guia feito pela System76 para o Pop!_OS pode ser útil com alguns ajustes para outros distros baseadas em Ubuntu.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Para gravação de tela pode usar o proprio gnome ou outros apps como estes: Captura / gravação de Tela no Wayland – Fast OS todos disponiveis no flathub para qualquer sistema

2 curtidas

Boa tarde meu caro Eddie. Olha, eu creio que o dito pelo Auder, possa estar correto porque o problema está ocorrendo tanto em meu Desktop quanto no Notebook. E o problema não ocorre no ambiente Ubuntu on Xorg. Porém o Ubuntu on Xorg tenho outros problemas com a instabilidade das janelas. Creio que possa ser corrigido na versão 24.04.1. Se não tem nada que possa fazer acho que terei que esperar a atualização. Antes eu usava a versão 20.04, não devia ter atualizado para essa versão 24.04 antes de sair a primeira grande atualização.

O Gnome da versão 24.04 aparentemente está bem instável, vi outros users relatando e para mim simplesmente quebrou do nada, coisa que nunca havia acontecido em outras distros (até mesmo as que estão utilizado o Gnome 46).

2 curtidas

Então, olhei seu link [fastos2016], obrigado pela ajuda. De todos os apps que parecem compatíveis com o Wayland, nenhum parece fazer o básico que seria, capturar um ponto da tela, abrir a opção de edição, riscar com lápis, anotar, etc., manter na área de transferência até você colar onde deseja, Whatsapp, Teams, etc. Não consegui achar nenhum como o Flameshot. O Flameshot captura rapidamente um ponto na tela e já fica aguardando a edição, você risca, anota, passa a “caneta amarela”… e depois já tem a opção de copiar e pode colar. Isso, creio eu, está faltando na Captura nativa do Ubuntu. Inclusive acho desnecessário a criação de um arquivo .png sem a possibilidade de “riscar” em Imagens, sendo que o uso da captura é temporário. O Windows possui a ferramente da captura perfeita nativamente. Eu inclusive peço a gentileza, caso você ou alguma outra pessoa tenha algum App com essas características, rodando em Wayland, por favor me passem. Falta apenas isso para o meu Ubuntu ficar perfeito e poder rodar no seu ambiente nativo.

Alguem sabe se os programas de screnshots que ele tem usado tem suporte ao wayland? pois o programa tem que suportar o wayland para funcionar, não basta baixar e usar como é no xorg.

Rapais, eu tenho um notebook aqui com o kubuntu 24.04, vou ver se ele replica o seu problema no xorg com as janelas.

1 curtida

Aqui o screenshot nativo do 24.04 tá ok em wayland. Aperto a tecla printscreen no telhado e ele funciona normal.

1 curtida

Sim, o nativo funciona. Porém não tem opção de edição (riscar, passar “caneta amarela”, etc.) Ele apenas captura e salva em um .png, o que acho desnecessário. O Flameshot deixa na área de transferência com a opção de edição, depois é só colar no destino.

2 curtidas

A solução que encontrei foi desabilitar o Wayland (ao menos até resolverem essa questão):

sudo gedit /etc/gdm3/custom.conf 
# GDM configuration storage
#
# See /usr/share/gdm/gdm.schemas for a list of available options.

[daemon]
AutomaticLoginEnable=true
AutomaticLogin=valbutu

# Uncomment the line below to force the login screen to use Xorg
WaylandEnable=false

Retirei a Hastag ali do lado de “WaylandEnable=false” e salvei o arquivo.
Reinicializei a máquina e ele já logou com sessão Ubuntu, direto no Xorg o que parece ter resolvido os problemas que cito no post ao usar o Xorg. Agora parece estar tudo funcionando, até o Ubuntu parece estar mais leve.

2 curtidas

Abre o “configurar do flameshot”, com ele aberto, abra nova janela do flameshot em “abrir lançador” ele vai pedir permissão, depois disso ele passa a funcionar no wayland:

2 curtidas

Cara… vc me salvou!
Era justamente isso que vc disse. E acredito que isso está acontecendo com qualquer distro que esteja usando o Gnome 46, porque tive o msm erro no Fedora.

Boa tarde, estou com problemas do gnome reininciando do nada. Tanto com o Wayland quanto com o X.org. Alguma solução até as atualizaçôes entregaram enfim um produto pronto?

Relatório de detalhes do sistema

Reportar detalhes

• Data de criação: 2024-11-21 15:27:13

##Informações do equipamento:

• Modelo do equipamento: Dell Inc. OptiPlex 3060
  • Memória: 8,0 GiB
  • Processador: Intel® Core™ i3-8100T × 4
  • Gráficos: Intel® UHD Graphics 630 (CFL GT2)
  • Capacidade do disco: 500,1 GB

##Informações do software:

• Versão do firmware: 1.29.0
  • Nome do SO: Ubuntu 24.04.1 LTS
  • Compilação do SO: (null)
  • Tipo de SO: 64-bit
  • Versão do GNOME: 46
  • Gestor de janelas: Wayland
  • Versão do Kernel: Linux 6.8.0-47-lowlatency

Melhor criar um topico para teu problema, recomendo procurar dar mais informações como quais programas esta utilizando quando ocorre o crash? Temperatura? Log com journal…? Pois só o que relatou é impossivel saber. Nao responda aqui, mas sim no teu topico, se não souber verificar alguma coisa explicarão no seu topico.

@fastos2016 resolveu o problema com flameshot no Ubuntu 24.04 LTS. Parabéns!

2 curtidas