Gente, eu li essa notícia e fiquei com uma dúvida. Se a Amazon está sendo processada por aparentemente quebrar patentes do HEVC, como que os projetos open source que usam esse codec, acabam se livrando disso? Por exemplo, x265, VLC, MPV.
Não li a licença do HEVC, mas provavelmente o que acontece é que a DivX criou o padrão e liberou o código gratuitamente para uso não comercial. Então a ideia é que eles consigam consolidar o mercado pela utilização gratuita, mostrando a qualidade do produto, e monetizando quando o código passa a ser utilizado por grandes empresas.
Também não entendi se o codec é patenteado, ou se foi o software de compressão utilizado que precisava de licença. Lembro do MP3 que o codec era um código aberto, mas o compressor da fraunhofer era pago. Demorou vários anos para um compressor de código aberto (lame) chegasse no mesmo nível de qualidade do deles, o original.
Até onde sei, para ver o conteúdo em x265(decode) é grátis, agora criar conteúdo(encode) tem royalties. Mas, por exemplo, até pouco tempo(não estou atualizado), no Windows 10 vc precisava comprar o codec, mas isso pq o windows é um produto comercial, enquanto o VLC, nesse caso, não é. O licenciamento dessas coisas é uma loucura.
A solução mais utilizada pelos projetos de código aberto para essa questão das patentes de software é ficar hospedado em países onde elas são consideradas inválidas, como a maioria dos países da União Europeia. É o caso do VLC, do x264/5 (França) e do FFMpeg (Bélgica). Em outros casos, há um patrocinador que paga royalties em nome de todos os usuários, como a Cisco faz pelo OpenH264.
Porque ninguém pede ordens judiciais para bloquear os domínios videolan.org e ffmpeg.org (por exemplo), aí já não faço ideia. Talvez seja a mesma situação do “abandonware”, e seja realmente ilegal mas as vítimas não vão conseguir nem pagar os honorários, ou se encaixem em alguma exceção (nos próprios acordos do H.264, até onde eu sei, o x264 e FFmpeg são “intermediários” isentos de royalties, mas não o VLC).
Pois é, não à toa os codes do gstreamer (gst-plugins) tem alguns separados em “good, bad, ugly”. Pra entrar nessa seara tem que gostar de direito.