Amazon vai abandonar uso de HEVC após derrota judicial

Gente, eu li essa notícia e fiquei com uma dúvida. Se a Amazon está sendo processada por aparentemente quebrar patentes do HEVC, como que os projetos open source que usam esse codec, acabam se livrando disso? Por exemplo, x265, VLC, MPV.

4 curtidas

Não li a licença do HEVC, mas provavelmente o que acontece é que a DivX criou o padrão e liberou o código gratuitamente para uso não comercial. Então a ideia é que eles consigam consolidar o mercado pela utilização gratuita, mostrando a qualidade do produto, e monetizando quando o código passa a ser utilizado por grandes empresas.

Também não entendi se o codec é patenteado, ou se foi o software de compressão utilizado que precisava de licença. Lembro do MP3 que o codec era um código aberto, mas o compressor da fraunhofer era pago. Demorou vários anos para um compressor de código aberto (lame) chegasse no mesmo nível de qualidade do deles, o original.

1 curtida

Até onde sei, para ver o conteúdo em x265(decode) é grátis, agora criar conteúdo(encode) tem royalties. Mas, por exemplo, até pouco tempo(não estou atualizado), no Windows 10 vc precisava comprar o codec, mas isso pq o windows é um produto comercial, enquanto o VLC, nesse caso, não é. O licenciamento dessas coisas é uma loucura.

A solução mais utilizada pelos projetos de código aberto para essa questão das patentes de software é ficar hospedado em países onde elas são consideradas inválidas, como a maioria dos países da União Europeia. É o caso do VLC, do x264/5 (França) e do FFMpeg (Bélgica). Em outros casos, há um patrocinador que paga royalties em nome de todos os usuários, como a Cisco faz pelo OpenH264.

Porque ninguém pede ordens judiciais para bloquear os domínios videolan.org e ffmpeg.org (por exemplo), aí já não faço ideia. Talvez seja a mesma situação do “abandonware”, e seja realmente ilegal mas as vítimas não vão conseguir nem pagar os honorários, ou se encaixem em alguma exceção (nos próprios acordos do H.264, até onde eu sei, o x264 e FFmpeg são “intermediários” isentos de royalties, mas não o VLC).

1 curtida

Pois é, não à toa os codes do gstreamer (gst-plugins) tem alguns separados em “good, bad, ugly”. Pra entrar nessa seara tem que gostar de direito.

1 curtida