Amarok 3.0 "Castaway" lançado

A nova versão 3.0 é a primeira versão estável do Amarok baseada em Qt5/KDE Frameworks 5, e a primeira versão estável desde 2018, quando a versão final 2.9.0 baseada em Qt4 foi lançada.

O caminho para o 3.0 não foi curto. Grande parte da portabilidade Qt5/KF5 já foi feita em 2015, mas terminar e polir tudo tem sido um processo lento, às vezes contínuo e às vezes paralisado desde então. O 3.0 Alpha foi lançado em fevereiro de 2021 e desde então tem sido usado por muitas pessoas, assim como as compilações noturnas do git master disponíveis para várias distribuições. Agora, nos últimos meses, foi feito um esforço para deixar tudo pronto para uma versão 3.0 adequada.

Casos de uso comuns devem funcionar muito bem e, além de corrigir regressões relacionadas à porta KF5 relatadas em pré-lançamentos, o 3.0 apresenta muitas correções de bugs e recursos implementados para problemas de longa data, sendo o mais antigo documentado de 2009. No entanto, com mais de 20 anos de desenvolvimento história, é provável que nem todos os recursos do Amarok tenham sido testados exaustivamente na nova versão e, especificamente, alguns serviços de Internet que mudaram sua API nos últimos anos não estejam disponíveis, pelo menos por enquanto. Pode muito bem ser que colocá-los em melhor estado não exija um grande esforço, portanto, se você conhece o Qt e o KDE Frameworks e seu serviço de música da Internet favorito não funciona com o Amarok 3.0, você é extremamente bem-vindo para participar. e ajuda!

Nos meses seguintes, são esperados lançamentos menores contendo pequenas correções e adições, com base em relatórios de bugs e solicitações de recursos recentemente relatados e mais antigos. O trabalho de portabilidade do Amarok para Qt6/KDE Frameworks 6 deve começar nos próximos meses, com o objetivo de ter uma versão beta utilizável baseada em Qt6/KF6 ainda em 2024.

Deve-se observar que devido à portabilidade da estrutura de script do QtScript para o QJSEngine ainda ser um trabalho em andamento, os scripts anteriores do Amarok 2.x geralmente não são compatíveis. A documentação da API de script no wiki da comunidade também está parcialmente desatualizada. Além disso, devido a incompatibilidades e outros problemas, o download de scripts do KNewStuff está desativado por enquanto. Ter suporte a scripts de forma mais sofisticada é algo para se trabalhar depois que uma versão inicial do Qt6/KF6 começa a ser utilizável. É também evidente que o site e as páginas wiki da comunidade têm origem, em grande parte, há mais de dez anos e contêm informações parcialmente desatualizadas. É provável que algum trabalho para atualizá-los e podar a documentação para torná-la mais fácil de manter aconteça durante os próximos meses.

Agora é hora de redescobrir sua música na década de 2020!

Mudanças desde 3.0 Beta (2.9.82)

CARACTERÍSTICAS:
  • Adicionada uma dica visual de que os miniaplicativos de visualização de contexto podem ser redimensionados no modo de edição.
  • Exibir erros de metadados ausentes na interface do miniaplicativo da Wikipedia.
  • Adicione um botão para interromper a atualização automática da página da Wikipedia. ( BR 485813 )
MUDANÇAS:
  • Substitua o extinto lyricwiki por Lyrics.ovh como provedor de letras por enquanto. ( BR 455937 )
  • Mostrar apenas itens relevantes no menu do botão direito do miniaplicativo da Wikipédia ( BR 323941 ), usar a capa do monobook para links abertos e ignorar silenciosamente links que não sejam da Wikipédia.
  • Não mostrar controles de modo de reprodução não funcionais no modo dinâmico ( BR 287055 )
CORREÇÕES DE BUG:
  • Corrigido o carregamento de algumas fotos do Flickr no miniaplicativo de visualização de contexto de fotos e mostrando fotos mais relevantes. ( BR 317108 )
  • Corrija o botão deslizante de controle de reprodução inline da lista de reprodução e desenhe ícones delegados da lista de reprodução com DPI mais alto.
  • Corrigida a busca por informações do compositor e do álbum para arquivos locais no miniaplicativo da Wikipedia.
  • Não remover músicas erradas da coleção quando o conteúdo de uma pasta, cujo nome é substring de outra pasta da coleção, for alterado ( BR 475528 )
  • Prefira ícone simbólico da bandeja do sistema para corrigir cores na bandeja do Plasma6 ( BR 485748 )

*Traduzido via Google Tradutor; matéria original em inglês.
Mais informações: Amarok 3.0 "Castaway" released! - KDE Blogs

Apesar de estarem em completo desuso, eu sempre gostei do Amarok, lá em meados de 2010 ou 2015, ou antes, não me recordo ao certo, já o achava mais bonito que alguns similares no mercado. Acho que foi deste software em questão que eu comecei a reparar de fato os apps em Qt e os apps desenvolvidos em GTK.

Me recordo que usei bastante o Amarok, até usar por algum tempo o Clementine, baseado no Amarok 1.4. Se não estiver enganado o Rhythmbox vinha por padrão no Ubuntu, o Amarok na época que comecei a usar o KDE de fato já estava em desuso, não me recordo vir por padrão nas distros, hoje creio que o player com mais desenvolvimento seja o Elisa.

Eu usaria perfeitamente o Amarok se ele tivesse acesso aos catálogos das plataformas de streaming de música. Oficialmente acho difícil que os players suportem um Tidal, Spotify ou Deezer, mas talvez alguém da comunidade crie um plug-in para que possamos logar em nossas contas e ouvir através dos players.