No Manjaro KDE, com dois monitores, minha placa (GTX 1070Ti) está usando isto atualmente:
Contudo, varia muito. Já vi acima de 1,2GB em tarefas simples (área de trabalho e navegador). Se você não está enfrentando problemas de desempenho, não vejo razão para se preocupar (assim como ocorre com o uso de RAM).
Se você abrir algum jogo ou realizar outra atividade que demande maior poder de processamento por parte da placa, a VRAM será liberada, pois o sistema deixa algumas coisas ali apenas como cache (de texturas, por exemplo).
Placas de vídeo modernas mantêm o(s) fan(s) em baixíssima rotação em idle (ou mesmo os mantêm desligados) para ampliar a vida útil.
Boa parte das placas de vídeo estragam devido a problemas na solda BGA (entre o chip e a PCB) ou falha prematura das ventoinhas. Os problemas de solda são causados por dois motivos: alta temperatura (leia-se acima de 80ºC ~ 85ºC, a depender da placa) por intervalos prolongados de tempo e, principalmente, variação (delta) frequente da temperatura.
Quando uma placa de vídeo está em uso intenso, a temperatura sobe rápido. Quando o uso cessa, desce rápido. Esse sobe e desce, se muito intenso, pode provocar rupturas nas soldas ao longo do tempo (movimentos de dilatação e contração). A temperatura mais alta em idle, como configurado pela fábrica, atua justamente para evitar esse problema. Portanto, aumentar agressivamente e desnecessariamente a rotação da(s) ventoinha(s) para reduzir a temperatura em idle resulta apenas nas seguintes consequências:
- Redução da vida útil da placa (maior chance de rompimento das soldas por variações mais bruscas de temperatura);
- Redução da vida útil da(s) ventoinha(s) da placa (o que se torna um problema, já que tendem a apresentar tamanho e encaixe específicos);
- Maior consumo de energia;
- Maior ruído.
Recomendo que desfaça as alterações que realizou na curva de controle da ventoinha e mantenha o padrão de fábrica.