Alto uso de vram da GPU da AMD no Zorin os 16

Alguém sabe me dizer porque o zorin os 16 está 50% de uso da vram sem eu não está usando nada gráfico aberto nem vídeo ?

Atualmente eu uso o PC para desenvolvimento web não uso programas gráficos, somente vscode , navegador (Firefox, Brave e Chrome), discord e spotify estava usando o Zorin os 15 e não tinha esse problema, esse uso excessivo de vram da GPU me obriga a ter toda vez que inicializa o sistema aumentar a velocidade das fans, pois o sistema não está aumentando automaticamente . Estou desconfiando que o sistema está usando a memória da GPU para auxiliar na a memória RAM , pois toda vez que abro um novo programa no sistema ela aumenta o seu uso. Atualmente tenho 8GB de Ram e 4 de swap , o sistema pode está usando a vram ao invés da swap ?

Acredito eu q seja normal usar a vram da placa de video para o sistema mesmo, coisas gráficas etc, ficam ali de facil acesso a gpu, e está tendo problema com aquecimento dela ? Neste Print seu ela está com 24º, ta muito, muito tranquilo
Aparentemente tem como usar mesmo a vram como swap, mas acho q isso não é padrão, testa esse comando e vê onde esta alocado a swap

swapon -s

1 curtida

aqui usando 900mb (11%) com navegador com umas 4 abas, telegram, steam, 2 monitores fullhd…
RX580 8GB

1 curtida

Um top para GPUS AMD?
Jazz music and Tux mug with coffee intensifies

1 curtida

Então isso que seria normal , você está usando qual distro ?

No meu caso com tudo aberto que uso no dia a dia .

Está tranquilo porque tive que aumentar a velocidade da fan para 45% , se não estaria uns 40 graus para cima . Dei o comando estou alocando no meu m2 nvme :

Nome do arquivo Tipo Tamanho Usado Prioridade
/dev/nvme0n1p5 partition 3999740 0 -2

é não tem Swap na vram

Realmente parece normal 1.2Gb e sendo que a Rx580 ali usa 0.9Gb, ta na faixa do normal.

Cara, minha GPU dedicada do notebook q nem uso fica a 50ºC, se os cooler não estão rodando é pq ta de boa, ainda mais q vc ta usando ela pra gerar imagem no monitor, seria preocupante se ela estivesse a 70ºC com seu uso, não creio q precise alterar manualmente, deixa q se aquecer demais ela ligar os coolers

1 curtida

No Manjaro KDE, com dois monitores, minha placa (GTX 1070Ti) está usando isto atualmente:

Contudo, varia muito. Já vi acima de 1,2GB em tarefas simples (área de trabalho e navegador). Se você não está enfrentando problemas de desempenho, não vejo razão para se preocupar (assim como ocorre com o uso de RAM).

Se você abrir algum jogo ou realizar outra atividade que demande maior poder de processamento por parte da placa, a VRAM será liberada, pois o sistema deixa algumas coisas ali apenas como cache (de texturas, por exemplo).

Placas de vídeo modernas mantêm o(s) fan(s) em baixíssima rotação em idle (ou mesmo os mantêm desligados) para ampliar a vida útil.

Boa parte das placas de vídeo estragam devido a problemas na solda BGA (entre o chip e a PCB) ou falha prematura das ventoinhas. Os problemas de solda são causados por dois motivos: alta temperatura (leia-se acima de 80ºC ~ 85ºC, a depender da placa) por intervalos prolongados de tempo e, principalmente, variação (delta) frequente da temperatura.

Quando uma placa de vídeo está em uso intenso, a temperatura sobe rápido. Quando o uso cessa, desce rápido. Esse sobe e desce, se muito intenso, pode provocar rupturas nas soldas ao longo do tempo (movimentos de dilatação e contração). A temperatura mais alta em idle, como configurado pela fábrica, atua justamente para evitar esse problema. Portanto, aumentar agressivamente e desnecessariamente a rotação da(s) ventoinha(s) para reduzir a temperatura em idle resulta apenas nas seguintes consequências:

1. Redução da vida útil da placa (maior chance de rompimento das soldas por variações mais bruscas de temperatura);
  2. Redução da vida útil da(s) ventoinha(s) da placa (o que se torna um problema, já que tendem a apresentar tamanho e encaixe específicos);
  3. Maior consumo de energia;
  4. Maior ruído.

Recomendo que desfaça as alterações que realizou na curva de controle da ventoinha e mantenha o padrão de fábrica.

2 curtidas

Cara muito obrigado pela sua resposta muito esclarecedora. No caso o rompimento das soldas não aconteceria se mentasse em torno de 29 a 25 graus ? por exemplo quando vou jogar deixar a velocidade das ventoinhas 60% acima de 50° , 50% acima de 50° , 40% acima de 30° no caso eu tento fazer tipo um equilíbrio térmico , isso rompimento das soldas ?

Fiz o teste aqui sem mexer na velocidade da fan e ela não está ativando automaticamente ela permanece na mesma velocidade independente da temperatura.

Fico contente em saber que as informações foram úteis. :slight_smile:

Essa temperatura de 50ºC é muito baixa para a placa de vídeo… Não há razão para você desejar reduzir isso, e menos razão ainda para reduzir a temperatura em idle.

A questão do equilíbrio térmico gira em torno de evitar grandes variações e poupar os fans. Minha GTX 1070Ti, por exemplo, na configuração de fábrica, trabalha perto dos 45ºC a 50ºC em idle. Quando abro algum jogo, ela começa a esquentar e liga os fans quando passa de 50ºC. Em jogos pesados chega a 70ºC ~ 75ºC (o que é uma faixa de temperatura segura). Ao fechar o jogo, ela reduz a velocidade dos fans lentamente até voltar aos 45ºC ~ 50ºC e desligá-los para se manter nessa faixa. Por exemplo, no momento, após fechar um jogo, ela está assim (repare nos fans quase desligando):

Dessa forma, a placa de vídeo evita grandes variações de temperatura (poupando as soldas), economiza os rolamentos dos fans, gasta menos energia e não faz barulho em idle.

Cada placa é configurada de forma diferente. Algumas desligam os fans, outras não. A temperatura de ativação também varia muito de modelo para modelo. Qual é o modelo exato dessa sua RX 550 (fabricante e modelo)?

Com relação às leituras que você encontrou, suspeito que possam estar incorretas. Mesmo que o fan mantivesse determinada velocidade, deveria haver uma variação no valor exibido.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.