Alto uso de armazenamento pelo Sistema Android 10

É o seguinte amigos. Tenho um Motorola One de primeira geração rodando Android 10 padrão e estou com 89% do armazenamento interno ocupado, entretanto não é por causa de fotos ou vídeos do whatsapp. É por causa do próprio sistema que ocupa 30gb dos 64gb. Alguém sabe como resolver isso?

2 curtidas

Opa opa bom dia, pelo que eu vi isso é um problema recorente em alguns motorolas (sá dar uma olhada no reclameaqui). Acho que não tem uma “solução” definitiva, você pode tentar formatar para ver se isso reduz o usso de memoria (tenha certeza de fazer um backup antes), mas nada garante que vai mudar alguma coisa. Outra alternativa é usar a nuvem (google fotos) para desafogar um pouco o sistema, dá pra tentar botar um cartão sd caso seu celular suporte.

So pra botar minha situção em comparação com a sua: Tenho um A80 de 128gb e 20 gb é so o sistema, é alto, mas como ele tem 128 eu nem noto isso

1 curtida

O android é um sistema bola de neve. Eu especulo até se não é intencional que os pacotes fiquem cada vez maiores com o passar do tempo, levando o usuário a ter que comprar outro modelo que tenha mais armazenamento interno.

Porém sendo objetivo para resolver o problema atual:

  • Analise os aplicativos e desinstale aqueles que faz tempo que vc não usa
  • Numa segunda análise, verifique os aplicativos por espaço ocupado. É comum que apps de streaming usem cache bastante grande. O Spotify, por exemplo, deixa as musicas no seu celular e fica ocupando espaço como se fosse o sistema.
  • Pros aplicativos que vc não tem permissão de remover, use a opção “desinstalar atualizações”, e não atualize-o mais.
  • Entrando na área radical: desconecte a conta google e desinstale atualizações de todos os apps google (eles são gigantes)
  • Radical nível avançado: instale uma ROM customizada, estilo lineageOS.
1 curtida

eu também acho o android muito pesado para um sistema mobile, vemos um ubuntu rodando em um PC com um armazenamento bem próximo ou até outras distros que conseguem ser mais leves. Não sei qual o problema mas é bem chato.

1 curtida

Só para situar de uma coisa, aqui tenho outro celular do mesmo modelo e versão do Android e o sistema usa bem menos armazenamento, tipo usa apenas 12gb.

Só adicioanndo algo que acho pertinente: Não desisntale atualizações de apps do google/que tenham dados pessoais seus, isso pode abrir brechas de segurança e por sua privacidade em risco

A vantagem não vale o risco de fazer isso

Correto, por isso que começa a entrar na área radical e precisa estar desconectado da conta google.

Pelo que procurei isso é um problema crônico do Android 10. Encontrei outros usuários reclamando da mesma coisa.

isso tem cara de deixou resquícios de arquivo de atualização pra trás
tenta limpar o cache pelo recovery, talvez ajude
procura por uma opção de limpar arquivo de atualização nas configurações também

eu uso o android 10 e tá tudo normal é custom rom, mas deveria ser a mesma coisa pra todos, imagino

Você pode tentar usar a ferramenta oficial da Motorola para fazer uma reinstalação do sistema, com a versão mais atualizada. Pode ser que fazendo uma instalação limpa o problema seja corrigido.
Link da ferramenta:

1 curtida