Alto consumo de memoria inexplicável

Preciso de ajuda meu sistema esta consumindo 85% da minha memoria ram sem nada aberto isso aconteceu do nada. Se tentk abrir algo é impossivel utiilizar ja tentei verificar com o comando top mas nao me retorna quem é q esta consumindo toda minha memoria ram. Preciso de ajuda nao consigo fazer mais nada no pc.

1 curtida

Pra começar precisamos saber qual sua Distro, qual a configuração do seu pc e se puder, mande uma foto NíTIDA da tela do TOP.

1 curtida

Vamos lá, nos ajude a te ajudar amigo.

Primeiro passa as informações do seu hardware, qual distro está utilizando, a quanto tempo começou o problema… Por cima é difícil dizer qual o problema sem essas informações em mãos.

2 curtidas

Desculpa a demora, eu nao estou em casa so chego a noite mas vou tentar dar o maior contexto de informações. Primeiro é um computador modesto intel celeron n204p, 2gb de ram hd 500 gb.

Segundo- estou utilizando o xubuntu.

Terceiro- tenho duas suspeitas a primeira é o antivirus q instalei o clavam (acho q se escreve assim) eu desinstalei ele no outro dia pq esrava consumindo muita memoria. Eu so consegui identifica ele pelo comando top no terminal no gerenciador de tarefas não acusava nada.

A outra possibilidade q pensei é a zram eu ja tenhk ela desde q instalei mas nunca vi problemas com a mesma.

Nao consigo mandar a foto do comando top por estar fora de casa.

O problema tende a persistir inicio o sistema com 85% de ram ja sendo consumido…

1 curtida

Se você desinstalou o antivírus então o problema não pode ser ele, descartamos um. Sobre o zram, pode ser a causa, e se você falou que não apresentou problemas antes, talvez não seja mas vamos deixar como causa provável.

Tentou voltar a usar o swap ?
Teste outra distro no modo live, pode ser o Xubuntu que esteja pesado, recentemente eu tive problemas pra instalar ele em um netbook, ficou muito lento e consumindo muita memória ram.

Esse problema de consumo de RAM, causa lentidão quando o sistema está sem nada rodando ? tipo, acabou de ligar o computador e ele já tá travando ou os travamentos começam quando abre aplicativos ?

É cara, 2gb de ram não da para sobreviver, eu colocaria 6gb de swap nisso ai.

Assim que inicia o pc eu estou suspeitando do zram tentei fazer uma configuração manual dele ontem e agora não consigk retornar as configurações normais… eu estava tão feliz com meu linux.:grin:

1 curtida

Não exatamente… recentemente eu restaurei um netbook de 2011 com 2gb de ram e um Atom N550 com o Lubuntu, e funcionou perfeitamente. Não atoa eu escrevi uma documentação/ficha técnica dele usando ele mesmo, assistindo vídeos no Youtube sem problemas…

No caso dele, me parece ser mais um problema com a configuração do Zram ou algum outro processo comendo memória sem saber.

1 curtida

A questao é q ele funcionava normalmente isso aconteceu tem ums 3 dias…

1 curtida

Nunca mexi com o zram então não faço ideia de como reconfigurar ao padrão dele haha. Mas, imagino que seja ele mesmo que esteja causando algum problema, talvez você tenha feito algo errado sem querer e bagunçou tudo (90% dos problemas do Linux são causados assim hehe)

2 curtidas

Além do ClamAV, pode ser também os snaps em background que começaram a fazer festa. Desinstale a snapd e de uma atualizada geral no sistema. Veja se resolve;
1- sudo apt purge snapd && rm -rf ~/snap
2- sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean

2 curtidas

Tentei configurar ele com um video do youtube kkkkk acho q vou ter q ver passo a passo e apagar as pastas que criei

1 curtida

Sim, os snaps. Tenta expurgar eles primeiro antes de mexer no zram… @Gabriel_Andrade

1 curtida

Fiz tudo e notei algo interessante… acho q o antivirus ainda esta ativo quandk reinicio aparece que o linux esta parando um trabalho do Clam Antivirus e demkra ums 5 minutos ate ele parar este processo…

Não é necessário usar um antivírus no Linux a nível de usuário desktop. A maioria dos malwares são para os binários do Windows e, se você for um usuário sagaz, você usará apenas os repositórios oficiais e não código random do Github copy and paste

4 curtidas

A gente não consegue adivinhar essa data… :wink:

A gente não consegue adivinhar qual o vídeo, nem o que ele mandou você fazer, nem o que você fez… :wink:

Eu removeria “completamente” o anti-virus, e o zram também. – Segundo a Wikipedia:

zram , antigamente chamado compcache , é um módulo do kernel do Linux para criar um dispositivo de bloco compactado na RAM, ou seja, um disco RAM, mas com uma compressão de “disco” dinâmica. O dispositivo de bloco criado com o zram pode ser usado para troca ou como disco RAM de propósito geral. Os dois usos mais comuns para o zram são para o armazenamento de arquivos temporários (/tmp ) e como um “disco” de troca. Inicialmente, o zram tinha apenas a última função, daí o nome original “compcache” (“compressed cache”).

A “remoção completa” (conceito do Synaptic) remove até as configurações do pacote. – Mais tarde, você pode reinstalar um, ou o outro, para testar qual deles dará o mesmo problema. – Evite instalar ambos, senão você não terá facilidade de descobrir qual deles criou o problema.

1 curtida

AMIGOS ROMANOS! O DESGRAÇADO DO CLAMAV mesmo desinstalado estava ativando um serviço dele ao iniciar o sistema :clown_face::clown_face::clown_face::clown_face:
Consegui desabilitar e voltou ao normal, como vc me deu umas dicas bem importante vou marcar o seu como solução.

2 curtidas

Se quiser ainda ficar com o ClamAV não tem problema, é só desativar o serviço dele, assim ele não irá devorar sua ram.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.