Alternativas para o Acer NitroSense, exclusivo do Windows, no Ubuntu existem?

Olá, pessoal!

Tenho um Notebook Acer Nitro 5 AN517-54-59KR com as seguintes especificações:

• Processador: Intel Core i5-11400H
  • GPU: NVIDIA GeForce GTX 1650
  • Sistema Operacional: Ubuntu 24.04.1 LTS

No Windows, eu utilizava o NitroSense para controlar a velocidade das ventoinhas e monitorar a temperatura da CPU e GPU. Além disso, o programa também permitia configurar o LED do teclado, definindo se ele ficaria sempre aceso ou se apagaria automaticamente após um tempo de inatividade, acendendo novamente ao pressionar uma tecla.

Gostaria de saber se existem alternativas para o NitroSense no Ubuntu, de preferência com interface gráfica, pois não sou muito familiarizado com o terminal.

Alguém conhece algum software que permita:
:white_check_mark: Controlar a velocidade das ventoinhas
:white_check_mark: Monitorar a temperatura da CPU e GPU
:white_check_mark: Configurar o LED do teclado

Os softwares não precisam atender a todos os requisitos pois não me importo em ter um software para controle da ventoinhas e outro para o LED do teclado.

Desde já, agradeço pela ajuda! :blush:

Olá @Byell00123, tudo bem contigo?

Sugiro dar uma olhada no CoreCtrl e no próprio Nvidia-Settings para controle dos fans da GPU e temperatura. Para os leds, talvez o OpenRGB ajude, mas provavelmente você vai precisar fazer ajustes em outras áreas do sistema para ter um melhor controle sobre isso.

Aqui no fórum e no blog temos algumas discussões sobre estes temas, sugiro que use a função de busca para interagir com algumas delas.

:vulcan_salute: