Alternativa Linux ao Proteus

Quais softwares vocês utilizam em alternativa ao Proteus? (Ferramenta para simulação)

Quero trabalhar com simulação de circuitos com arduino, e o Proteus fazia bem o trabalho, mas gostaria de uma ferramenta nativa pra não ter que virtualizar o windows só pra usar o Proteus.

Tem umas online, como o TinkerCad, mas não me atende muito. Vi também pessoas usando um tal de QUCS, mas eu gostaria de saber o que vocês acham.

Eai?

Perdão a ignorância, mas o freecad não atenderia ou é algo totalmente diferente do que você precisa?
Anyway, dá uma olhada nestes e vê se são de seu agrado: https://alternativeto.net/software/proteus-pcb-design/?platform=linux

Opa, sim, o FreeCad é uma ferramenta muito poderosa, mas ele é uma ferramenta voltada pra modelagem 3D (uma alternativa - grátis e opensource - incrível ao SolidWorks, por exemplo).

O que eu procuro é um software pra simulação de circuitos. O link que você mandou é o Proteus para design de PCB, o que eu utilizo é o Proteus VSM (Virtual System Modelling), voltado mais pra prototipagem e afins.

Eu até dei uma olhada nesse site (alternativeto.net) e nele que eu vi algumas alternativas como o QUCS e até um SimulIDE que eu tô testando agora, mas o que eu queria mesmo era saber a experiência das pessoas com essas alternativas, ou se conhecem alguma outra que seja tão boa quanto o Proteus, na intenção de fomentar a discussão.

2 curtidas

Tem o Fritzing, QUCS, LibrePCB, KTechLab e gEDA project.

Você pode rodar ele com o wine como eu faço. Algumas versões causam problemas na instalação, caso você esteja usando ele crackeado. Eu uso a 8.6 e funciona bem, o processo de instalação não requer a chave dependendo de onde você pega o programa.

A versão que eu peguei já tinha biblioteca arduino, achei no YouTube e usei o wine pra instalar. Tenho que te avisar que se você for fazer isso o wine vai criar vários programas .desktop pra você.

Caso esteja usando um ambiente como o gnome esses ícones vão te encher o saco. Nesse caso é só procurar os arquivos .desktop na pasta .local/share/applications
e apagar. Possivelmente será necessário entrar no “disco C:” na pasta .wine e apagar lá também.

Espero que você consiga! Abraço

1 curtida

Na faculdade usei por um tempo o LOGISIM e o KICAD, não sei se serviria para o seu uso.

1 curtida

Eu tava usando ele com o VirtualBox, instalou certinho, mas na hora de rodar a simulação retorna esse erro: mixed model AVR2.DLL failed to authorize - Missing or invalid Customer Key.. [ARD1]

Aí eu pensei em procurar uma ferramenta nativa mesmo, que eu possa fazer a mesma coisa, mas sem os problemas de usar o wine ou ter que virtualizar pra usar uma ferramenta.

Entendi, se você achar uma alternativa de simulação boa avisa aqui que com certeza vou testar!

O proteus é legal pela facilidade de montar e simular sem muita configuração, mas tem vários problemas também. Muito legal levantar esse tópico aqui e aguardo o feedback de todos!

Abraço

Eu tenho usado o KICAD pra substituir o Altium Designer, pra design de PCB, gosto bastante dele, mas eu eu tô atrás de softwares voltados pra simulação mesmo, simular os circuitos.

Pelo que eu pesquisei sobre o Logisim, ele foi descontinuado faz uns anos, aí fica meio complicado de usar; se lá atrás ele já era um pouco “rústico” se me permite dizer, agora descontinuado é quase inviável, mas legal que você usou eles pra estudar!

Eu encontrei um tal de SimulIDE, a interface se assemelha ligeiramente com o Proteus, vou dar uma chance pra ele, vou usar por um tempo e ver se eu consigo trabalhar com ele de forma satisfatória. Se quiser testar, ele tá disponível via AppImage. SimulIDE: Downloads

edit: esqueci de mencionar que é grátis e opensource.