Trabalho com desenvolvimento de software web e preciso criar uma versão acessível para pessoas com deficiência visual. Para isso, preciso validar o desenvolvimento utilizando um leitor de tela no Linux, similar ao NVDA do Windows. No entanto, o Gnome Orca, leitor de tela padrão no Linux com gnome, apresenta algumas dificuldades na validação da acessibilidade, como:
Feedback de tela após ações do usuário;
Navegação em tabelas com teclas de atalho (navegação entre tabela, linha e coluna);
Identificação de elementos clicáveis;
Identificação de elementos ordenáveis, como botões de ordenação em tabelas.
Gostaria de encontrar um software no Linux que atenda a esses requisitos e me permita continuar o desenvolvimento sem precisar usar o NVDA no Windows. Alguém conhece algum aplicativo ou extensão gratuita com essas funcionalidades?
Você conhece o leitor de telas? Isto é, sabe como operá-lo? Pergunto porque o NVDA está em uma situação melhor do que o Orca do ponto de vista de desenvolvimento (recursos, suporte, etc), o que faz com que os usuários de Orca às vezes deem algumas voltas a mais para realizar uma determinada ação.
Navegação em tabelas com teclas de atalho (navegação entre tabela, linha e coluna);
Você tentou os atalhos corretos? Alt+Shift+setas (cima, baixo, esquerda e direita) para navegar entre linhas e colunas; t e shift+t para ir e voltar entre tabelas.
O único leitor de telas alternativo no Linux de que tenho conhecimento é o Odilia, mas ele ainda está em seus estágios iniciais e não deve ser considerado neste momento.
Muito obrigado pelo retorno, Tanio! Faz muito sentido o seu ponto de vista, e peço desculpas por não ter detalhado esse aspecto.
Sobre a questão do leitor de tela, de fato, com o NVDA era muito mais fácil desenvolver algo, pois ele é mais completo e funcionava muito bem no Windows. Agora, o problema é que estou no Linux e não queria deixar de usá-lo por causa do desenvolvimento de acessibilidade.
Em relação à navegação pelos itens da tabela, você tem razão. Eu não havia percebido que a navegação não mostra o foco do elemento. Muito obrigado por questionar isso!
Usei inclusive hoje mesmo o Gnome Orca no trabalho e anotei alguns problemas, como:
Funciona muito melhor no Firefox (testado no Chrome e Edge).
Às vezes, o navegador precisa ser reiniciado para que o Gnome Orca consiga fazer a leitura novamente.
Não informa se um item é clicável.
Não informa se o aria-sort é “ascending” ou “descending”, por mais que o elemento tenha esses atributos.
A navegação por tecla de atalho (exceto com Tab) não mostra o elemento em foco.