Alternativa ao NVDA e Gnome Orca no Linux para teste de acessibilidade

Trabalho com desenvolvimento de software web e preciso criar uma versão acessível para pessoas com deficiência visual. Para isso, preciso validar o desenvolvimento utilizando um leitor de tela no Linux, similar ao NVDA do Windows. No entanto, o Gnome Orca, leitor de tela padrão no Linux com gnome, apresenta algumas dificuldades na validação da acessibilidade, como:

  • Feedback de tela após ações do usuário;
  • Navegação em tabelas com teclas de atalho (navegação entre tabela, linha e coluna);
  • Identificação de elementos clicáveis;
  • Identificação de elementos ordenáveis, como botões de ordenação em tabelas.

Gostaria de encontrar um software no Linux que atenda a esses requisitos e me permita continuar o desenvolvimento sem precisar usar o NVDA no Windows. Alguém conhece algum aplicativo ou extensão gratuita com essas funcionalidades?

1 curtida

Você conhece o leitor de telas? Isto é, sabe como operá-lo? Pergunto porque o NVDA está em uma situação melhor do que o Orca do ponto de vista de desenvolvimento (recursos, suporte, etc), o que faz com que os usuários de Orca às vezes deem algumas voltas a mais para realizar uma determinada ação.

Navegação em tabelas com teclas de atalho (navegação entre tabela, linha e coluna);

Você tentou os atalhos corretos? Alt+Shift+setas (cima, baixo, esquerda e direita) para navegar entre linhas e colunas; t e shift+t para ir e voltar entre tabelas.

O único leitor de telas alternativo no Linux de que tenho conhecimento é o Odilia, mas ele ainda está em seus estágios iniciais e não deve ser considerado neste momento.

Você pode tentar a lista de e-mail do Orca, talvez eles possam auxiliá-lo melhor.

1 curtida

Muito obrigado pelo retorno, Tanio! Faz muito sentido o seu ponto de vista, e peço desculpas por não ter detalhado esse aspecto.

Sobre a questão do leitor de tela, de fato, com o NVDA era muito mais fácil desenvolver algo, pois ele é mais completo e funcionava muito bem no Windows. Agora, o problema é que estou no Linux e não queria deixar de usá-lo por causa do desenvolvimento de acessibilidade.

Em relação à navegação pelos itens da tabela, você tem razão. Eu não havia percebido que a navegação não mostra o foco do elemento. Muito obrigado por questionar isso!

Usei inclusive hoje mesmo o Gnome Orca no trabalho e anotei alguns problemas, como:

  • Funciona muito melhor no Firefox (testado no Chrome e Edge).
  • Às vezes, o navegador precisa ser reiniciado para que o Gnome Orca consiga fazer a leitura novamente.
  • Não informa se um item é clicável.
  • Não informa se o aria-sort é “ascending” ou “descending”, por mais que o elemento tenha esses atributos.
  • A navegação por tecla de atalho (exceto com Tab) não mostra o elemento em foco.