Alternativa ao MS Outlook... e outros

Olá, há anos busco um meio de sair do eco sistema Microsoft, mas por necessidade de software que só rodam em ambiente Windows, estou “preso”. Busco - dentre tantas outras - uma alternativa ao MS Outlook 2010. Ou seja, um cliente de e-mail que seja fácil realizar o backup das mensagens. Li algo sobre o Evolution, porém não achei nada sobre como realizar o backup das mensagens.

Algum dos senhores teria alguma alternativa que supra essa necessidade? Grato.

1 curtida

Tem o Thunderbird e o Geary

3 curtidas

https://alternativeto.net/software/microsoft-office-outlook/

1 curtida

eu tenho gostado muito de usar o skiff
tem em flatpak

2 curtidas

O Thunderbird, o Kmail e o Evolution são os clientes de e-mail mais completos que temos.

1 curtida

Pra mim o Thunderbird atende 100% à tudo que você possa querer, é simples de usar e muito leve.

1 curtida

Mailbird , muito bom.

1 curtida

Eu utilizo hoje o Geary, mas sou muito fã do thunderbird

É difícil pensar em algo tão completo, profissional e sólido quanto o ThunderBird. Se eu ainda usasse clientes de e-mail Desktop (coisa que não faz muito sentido para meu uso em 2023) com certeza seria o ThunderBird.

1 curtida

Utilizada servidor POP? Do contrario não há necessidade de se preocupar com backups se estiver usando IMAP.

Não consigo pensar em nada de mais pratico e funcional do que o Thunderbird, utilizo ele todo dia com 6 e-mails e funciona muito bem. Se precisa realizar backup basta copiar o diretório onde ele guarda as informações de e-mails e demais configurações na web tem dicas de como fazer o processo.

Obrigado a todos que me responderam, segue…

Sr. Daigo: Uso o Thinderbird para algumas contas (@gmail) por exemplo) que o MS Outloook 2010 não dá mais suporte. Porém o processo de backup e futura restauração das das mensagens é impreciso. O Geary tem uma boa ferramenta de bakups?

Sr. Auder: Agradeço o link do alternativeto, porém preciso saber sobre o backup dos softwares.

Sr. Drovisk182: Poderia me dizer mais a respeito desse skiff e o que seria flatpak?

Sr. Melk: De fato, eu li bastante sobre o Evolution, porém não encontrei nada sobre o backup dos e-mails, poderia me instruir a respeito?

Sr. jonasea91: Uso o Thinderbird para algumas contas não corporativas, porém o backup e futura restauração das mensagens é impreciso.

Sr. afmxz: Fale-me mais a respeito.

Sr. ailton99: Fale-me mais a respeito do Geary.

Sr. kalebepsouza: Uso o Thinderbird para algumas contas não corporativas, porém o backup e futura restauração das mensagens é impreciso.

Sr. tiagoquintino: O processo de backup do MS Outlook 2010 - de fato o único software do pacote MS Office que ainda utilizo, o restante já substituí pelo Libre Office - é muito simples e funcional, basta copiar um único arquivo .PST. Gostaria de saber se no Thunderbird há alguma ferramenta tão eficaz quanto para backup e restauração das mensagens. E sim, o protocolo utilizado é o POP3 por permitir o backup seguro das mensagens no desktop ou em algum servidor de arquivos.

1 curtida

O Outlook tem um grande historio em corromper os arquivos .pst principalmente se esse arquivo começa a crescer muito ( ja arquivos com 35gb ). E se considerar POP não é uma forma eficiente de backup ja que os email ficam localmente no PC e caso aconteça algo no disco o arquio .pts já era.

Não uso o Evolution há um tempinho, mas se não me engano você deve ir a Arquivo > Backup de dados do Evolution.

Sr. tiagoquintino: O senhor mencionou que o MS Outlook corrompe arquivos .PST acima dos 35GB. De fato, já presenciei casos assim. Para solucionar isso é fácil, basta separar os arquivos por ano. Fazemos aqui na empresa backups anuais dos arquivos .PST dos clientes. Assim o problema de corromper os arquivos não acontece. A mesma solução se dá para o caso citado pelo senhor, o de perda de arquivos. Um backup resolve esse problema.

Sr. Auder: Agradeço o link do vídeo, porém o interlocutor fala superficialmente a respeito do BlueMail. Da metade pro fim do vídeo o assunto é outro. O senhor saberia me informar a respeito das políticas de backup de e-mail do BlueMail?

3 curtidas

Não sei, eu não uso esses gerenciadores, é que apareceu na minha timeline ontem e achei que ajudaria. :pensive:

Porque tá comentando dessa forma?

o skiff é uma “suite de escritorio” privada, encriptada de ponta a ponta e sem coletar seu dados. Ela tem email, armazenamento em nuvem, calendário e app de notas ( o plano gratuito oferecendo 15gb)
Flatpak é o formato que o programa é distribuido. EU não sei qual sistema linux tu tá utilizando mas, se não for o ubuntu, é bem provavel que tu vá achar o skiff na tua loja de aplicativos

Sr. Auder: Ah!.. tudo bem, agradeço sua boa intenção.

Sr. kalebepsouza: De que forma, educada e cortês? Não compreendi sua pergunta, por favor seja mais claro.

Sr. Drovisk182: O senhor teria o site oficial desse “pacote office” para eu dar uma lida nas documentações? Sobre formatos, conheço apenas os .DEB e .RPM. Sim, utilizo uma distro baseada em Debian, Lubuntu no caso. Não compreendo esse conceito de “loja de aplicativos”, uso um desktop não um telefone.

Agradeço a todos que estão tentando me ajudar. No entanto meu “problema” de migração para sair do eco sistema Microsoft é muito específico: Backup de e-mails.

basicamente os .DEB e .RPM seriam os equivalentes aos .EXE do windows, onde tu vai no site e baixa o executavel para poder instalar
O FLATPAK é um formato de programa mais universal, independente da distribuição que você estiver usando vai poder instalar FLATPAKS.
Eu não sei como é especificamente para o Lubuntu ( pelo o que eu pude ler ele não vem com uma loja de aplicativos), mas vou deixar o link de como instalar os flatpaks no Ubuntu normal:

Após você cumprir todos os passos um novo programa vai ser adicionado ao seu menu:
image

Por meio dele tu consegue instalar vários aplicativos e programas pro teu sistema

Sobre o cliente de email:
Vou deixar o site do SKIFF aqui, mas com um adendo:
Você pode muito bem usar a versão web do skiff, mas, se reparar na página de download do site, só vai achar a versão mobile e a versão para windows, isso porque a versão de linux só pode ser baixada via flatpak ( seguir o passo a passo acima )

1 curtida