Alguém conhece alguma alternativa ao Google Drive para Linux? Sei que no Gnome tem uma ferramenta que integra ao Nautilus, porém uso o Qtile, e aqui tudo é mato ainda…rs
OBS: Quem funcione no Nemo (padrão) ou no Thunar.
A um tempo usei o Insync, porém para cada conta precisa de uma licença ($30), e atualmente estou usando 3 contas que não são a mesma da licença q eu tenho.
O acesso ao Google Drive no Nemo funciona com o GNOME Online Accounts também. Já achar algo que funcione no Thunar é meio embaçado. Talvez o rclone dê um jeito, mas configurá-lo parece ser um parto.
Uso o Expandrive.
Me atende bem para o que preciso, com a vantagem de fazer streaming dos arquivos.
Ele é free por 7 dias. Depois disso, ou você compra uma licença ou ele funcionará normalmente por 25 minutos e depois fechará. Mas é só reabrir que funciona por mais 25 min e assim por diante.
A licença custa $49,00 e serve para TODAS as suas contas.
Tem suporte a Google Drive, Onedrive, Dropbox, iCloud, Nexcloud, Box, FTP-SFTP e diversos outros serviços.
Para sincronização entre diferentes plataformas, acho mais fácil utilizar o DropBox. Ele basicamente cria uma pasta chamada DropBox na tua home com tudo o que está salvo na nuvem, e é só jogar os arquivos nela que ele já sincroniza.
No Windows é a mesma coisa, e no Android é só utilizar o aplicativo DropSync para que os arquivos salvos na nuvem estejam disponíveis também localmente de forma automática.
Para funcionar o GDrive no Thunar, provavelmente também no Nemo, você precisa instalar o Gnome-online-accounts e a interface para configurá-lo. Para instalar não use a opção que instala os pacotes recomendados.
Depois de instalar, dá para remover o gnome-control-center (mas não remova o gnome-online-accounts).
@ruanelivelton18 Tenho até conta no Mega, mas para este finalidade é inviável, visto que estou migrando novos documentos para o Google para não ficar dependente de programa, sistema e ser mais fácil de utilizar em outro dispositivo.
@Melk Já tinha olhado o rclone, parece bem complexo a configuração, não sei se vale a pena, visto que só necessito para editar arquivos .xlsx que ainda não foram migrados para o google sheet.
@lfmoreno Muito bom o Expandrive, estou testando ele, só deu problema 1x. O problema é o preço $49,95 + lifetime update = $124.80 para usar o google drive que tem gratuito e mais funcional no Windows. (sei que da muito trabalho desenvolver um software deste. mas por este preço acaba vendendo menos)
@patrickg Usei por muito tempo o dropbox antes de migrar para o GDrive, hoje preciso do google sheets e google docs.
@anon23493651 Tentei o método 2 do link que você postou, porém o pacote do Google Drive OCamlFUSE esta com problema no AUR em relação as dependências.
@anon18465395 Estou ainda em busca de outra solução, não quero ter que instalar quase metade do Gnome para ter o GDrive…
Tenho o OneDrive e uso o Insync há vários anos para sincronizar meus arquivos e nunca tive problema. Ele funciona com Google Drive, OneDrive e Dropbox.
Eu prefiro ele mais até que o app nativo da Microsoft, tanto que quando uso Windows eu prefiro instalá-lo ao invés do próprio do OneDrive.
Como eu disse no tópico inicial, sei que o Insync é a melhor opção, porém preciso de 2 contas além da que já esta no insync, e cada conta é uma ativação.
OBS: O ultimo cupom de desconto que recebi por email do insync, veio em agosto.