É isso, apenas queria saber como alterar o swappiness no Endeavour, que veio como padrão 60. No PopOS foi bem fácil, apenas adicionei uma linha com “vm.swappiness=1” no arquivo /etc/sysctl.conf, mas fiz o mesmo no Endeavour e não deu certo.
Alguém sabe como eu poderia fazer isso de uma forma simples assim?
Agradeço desde já
Ah, só pra complementar, o arquivo /etc/sysctl.conf aqui no Endeavour tá vazio, diferente do PopOS. Não sei se o Endeavour não veio com esse arquivo e eu criei, ou se aqui no Endeavour ele veio vazio mesmo…
E olhando o post citado pelo @JG22, ali tem outras coisas a se controlar, como cache pressure. Basta copiar o conteúdo ali (e colocar a Swappiness a seu gosto, eu uso 10, mas pode deixar em 1 tbm, aí a swap só passa a ser usada com 99% da RAM ocupada) e colocar na pasta indicada pelo Capezotte. Se for o caso, faça pelo nano no terminal ou crie no Gedit (ou editor de texto da tua DE) e abre o gerenciador de arquivos como sudo pra colocar na pasta indicada, que fica na raiz do sistema
Como eu disse, eu uso do jeito que tá no post do Manjariando, fiz no Reborn e no OpenSUSE TW e deu certo. A questão é onde colocar o arquivo - nesse caso, onde o Capezotte indicou: