Alterar o swappiness no Arch Linux (EndeavourOS)

Bom dia/tarde/noite

É isso, apenas queria saber como alterar o swappiness no Endeavour, que veio como padrão 60. No PopOS foi bem fácil, apenas adicionei uma linha com “vm.swappiness=1” no arquivo /etc/sysctl.conf, mas fiz o mesmo no Endeavour e não deu certo.

Alguém sabe como eu poderia fazer isso de uma forma simples assim?
Agradeço desde já

Dá uma lidia aqui: Reduzir o uso da partição Swap | Manjariando

4 curtidas

Ah, só pra complementar, o arquivo /etc/sysctl.conf aqui no Endeavour tá vazio, diferente do PopOS. Não sei se o Endeavour não veio com esse arquivo e eu criei, ou se aqui no Endeavour ele veio vazio mesmo…

Na documentação oficial da distribuição (sysctl - ArchWiki):

A partir das versões 207 e 21x, o systemd só aplica configurações localizadas em /etc/sysctl.d/*.conf e /usr/lib/sysctl.d/*.conf.

Ou seja, o Endeavour vem sem ele, pois o Arch (e por consequência, suas derivadas) não o utilizam.

Eu recomendaria criar um arquivo /etc/sysctl.d/20-swappiness.conf com o vm.swappiness=1, para o nome refletir conteúdo.

3 curtidas

E olhando o post citado pelo @JG22, ali tem outras coisas a se controlar, como cache pressure. Basta copiar o conteúdo ali (e colocar a Swappiness a seu gosto, eu uso 10, mas pode deixar em 1 tbm, aí a swap só passa a ser usada com 99% da RAM ocupada) e colocar na pasta indicada pelo Capezotte. Se for o caso, faça pelo nano no terminal ou crie no Gedit (ou editor de texto da tua DE) e abre o gerenciador de arquivos como sudo pra colocar na pasta indicada, que fica na raiz do sistema

2 curtidas

Eu fiz o recomendado pelo link que o @JG22 enviou aqui. Tem alguma diferença em fazer daquela e dessa forma que mostrou?

1 curtida

Como eu disse, eu uso do jeito que tá no post do Manjariando, fiz no Reborn e no OpenSUSE TW e deu certo. A questão é onde colocar o arquivo - nesse caso, onde o Capezotte indicou:

2 curtidas