Alterar do Headset / Caixa de som / HDMI mais facilmente no KDE

Alguém saberia algum widget ou algo do tipo pra altera a saída de som mais facilmente no KDE?
Geralmente no finais de semana fico alternando entre HDMI, Headset e a caixa de som mas é um processo quando chato fica entrando nas configurações de áudio, ir na aba “áudio”, “avançado” e ai sim altera a saída. Bem aqui:

Queria algo como o Sound Input & Output Device Chooser do Gnome. Se alguém conhecer algo do tipo irá me ajudar muito.

No painel de volume(no widget na barra de tarefas) n tem varias opções de saida?
Acredito q esse ja um dos metodos mais rapidos

Não, no caso ele somente mostra o que eu estou usando no momento (no momento estou usando o fone de ouvido do celular):
image
Seria isso mesmo não?

1 curtida

Hn curioso, acho q era entao do meu manjaro pq tinha uma funcao pra trocar por la, ele aparecia o audio do monitor e do fone…

Ahh geralmente o manjaro tem os programas e interface mais atualizada, eu estou usando o Kubuntu 20.04 e pode ser que em uma futura atualização venha esse recurso.

1 curtida

Screenshot_20200927_143027

Normal seria esse exemplo da minha maquina no seu lugar primeiro testava outra distro como manjaro. Alias estava procurando ate algumas semanas um jeito alterar audio entre HDMI e P2 usando tecla atalho maximo encontrei foi comando abaixo porem audio dos programas nao muda saida automaticamente igual menu do kde plasma.

pactl set-default-sink alsa_output.pci-0000_07_00.1.hdmi-stereo
pactl set-default-sink alsa_output.pci-0000_07_00.6.analog-stereo

1 curtida

Não é que seria o normal o ciclo de atualização do Manjaro / Arch é mais acelerado já com base Ubuntu eles mantém algumas versões mais antigas pra evita bugs, o meu infelizmente ta normal pra versão do meu plasma. Qual a sua versão do Plamas?
Aqui o Ubuntu mantém na 5.18.5, a sua deve ta na 5.19 acredito eu.

Ah não ser que você mudo alguma configuração pra aparecer todas suas saídas de áudio conectada ai. Você fez algo do tipo?

Nao fico atualizando frequentemente faço isso cada 3 meses ou mais. Minha versao do KDE plasma e a mesma da sua so com frameworks e QT mais recente. Por esse motivo vc colocou tenho preferencia atualmente pelo archlinux fora aprendizando instalando e ajustando as coisas.

Atualmente não tenho interesse em formata e ir pro Arch pra aprende psodjgpodsp só uso o Kubuntu pra desenvolvimento atualmente pro meu trabalho é irrelevante estuda algo do tipo e o ubuntu já está com o ambiente totalmente configurado pra mim já que é um saco toda vez que vou configura um ambiente fica cheio de bugs (Ambiente pra React e React Native). Só queria mesmo ter algum plugin pra muda a saída ;-;

Se estao satifeito sem problemas mas deixei recomendaçao para colocar em dualboot apesar do trabalho inicial final instalaçao ficou bem exuto instalaçao somente com necessario para o dia a dia firefox, steam programas do propio plasma. Alias uma pergunta sua maquina tem 2 saidas de audio igual aqui hdmi+placa mae ou por acaso sao as saidas audio frontal e traseiro caso for PC?

Nas minhas bandas, resolvi esse problema adicionando a opção de uma única opção avançada que abarca HDMI e saída normal:

No final do arquivo /usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/profile-sets/default.conf , adicionei no final:

[Profile output:analog-stereo+output:hdmi-stereo+input:analog-stereo]
description = HDMI ou Estéreo
output-mappings = analog-stereo hdmi-stereo
input-mappings = analog-stereo

Salvando e dando pulseaudio -k (ou só reiniciando mesmo), vai aparecer naquele mesmo lugar avançado o perfil HDMI ou Estéreo

Agora você vai ter opções iguais à do @Rockman0x
ksnip_20200928-141204

2 curtidas

Apareceu, só não testei ainda se funciona mas por hora eu agradeço e muito!
image

1 curtida

Um aviso do pra quem vier do futuro: no PulseAudio 13.99.2 (ao menos aqui no Arch Linux), o arquivo default.conf que você deve editar agora é

/usr/share/alsa-card-profile/mixer/profile-sets/default.conf
(é literalmente a mesma coisa com outro nome, pode simplesmente copiar e colar o seu default.conf antigo em cima desse)

Eu sei que o Ubuntu não fez essa mudança, mas se você não achar o default.conf que eu disse acima na sua distro, ele deve estar aqui.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.