ALT Linux: alguém do fórum usa regularmente?

A distribuição russa ALT Linux é extremamente bem avaliada internacionalmente, porém, é pouco difundida por aqui. Alguém aqui do fórum a utiliza ou já utilizou regularmente? Qual sua experiência? Prós e contras.

4 Curtidas

Rapaz, nunca tinha visto essa distro. Entrei no site, através do DistroWatch, por curiosidade, e achei o site bem confuso.

Chegou a testar ai? O que achou?

1 Curtida

Basicamente um Linux Mint piorado… não vi vantagem nele

Ele tem várias versões, achei interessante e diferente de tudo que é popular por aqui. Como é mantido por empresa russa com credibilidade naquele país, é uma distro que se encontra em equipamentos sob regime OEM sendo muito presente pelo visto em escolas e repartições públicas russas. Parece ser a junção de projetos antigos, portanto, uma distro bem sólida e já tradicional. Conforme você pode ver nas próprias avaliações do Distrowatch, o sistema é em geral avaliado muito positivamente, o mesmo se pode notar nos poucos vídeos em Pt-Br que temos no YouTube.
Achei a versão Workstation muito completa e estável e a versão Simply Linux muito amigável.
O sistema é fartamente documentado (muitas vezes em russo…) e o fato de ter 3 sites oficiais torna as coisas um pouco confusas mesmo:
https://en.altlinux.org/Main_Page

https://getalt.org/en/

1 Curtida

Tal como o ROSA, é uma distro da linha Mandrake/Mandriva.
Tal qual seu “primo” PCLinuxOS, usa APT e Synaptic.
O site russo da distro é um site de verdade. Em língua inglesa existe uma Wiki oficial, bem limitada e mal organizada — isso me desanimou de experimentar.

1 Curtida

Estou querendo usar em um notebook secundário aqui, mas, esse obstáculo é realmente um problema.

Usei o ROSA, também russo, mas tive de desistir devido à baixíssima velocidade de download das atualizações. ─ Ficava horas baixando os pacotes do servidor lá na Europa. ─ O espelho Cedia, aqui “perto”, no Equador, também era muito lerdo, talvez por falta de melhor conexão para o Brasil, pois o servidor parece ter boa capacidade de resposta.

Outro problema, era obter ajuda. Tenho conta no VK, que é uma espécie de “facebook” russo, mas ele não tem Tradução, e os caras escrevem tudo em russo, raramente em inglês.

Devido a esses 2 motivos, desisti do ROSA.

Ao tentar baixar o ALT, logo vi a baixíssima velocidade de download da ISO ─ tentei várias vezes ─ e desisti.

1 Curtida

De fato espelhos distantes são um problema.

1 Curtida

И языковой барьер, так что …

Конец. Сложный.