A nova versão do AlmaLinux 10.1 traz suporte nativo ao Btrfs, permitindo instalação direta com snapshots, compressão, subvolumes e recursos avançados de integridade de dados.
Faz exatos 1 ano que uso o Btrfs com o Linux Mint, decidi mudar depois de ter o sistema de arquivo EXT4 corrompido 3 vezes.
Minha história:
Tenho 4 discos EXOS de 18TB que uso como servidor de mídia local e backup, até agosto de 2024 eu usava o EXT4 como sistema de arquivo padrão, mas a cada 2 ou 3 meses de 1 a 2 discos acabava corrompendo o sistema de arquivo (talvez devido as quedas de energia que ocorre de vez em quando em minha cidade, não é algo comum/rotineiro, e ocorre principalmente de madrugada), na maioria das vez usar a opção “Corrigir sistema de arquivos“ do Gnome Disk Utility resolvia o problema, mas em 3 situações não resolveu e fui obrigado a formatar o disco completamente, em 1 delas eu tinha o disco de backup que estava OK, mas nas outras 2 foi tanto o disco de backup e o principal que precisei formatar, depois dessa decidi mudar o sistema de arquivo de EXT4 para BTRFS, adivinhem faz exatos 1 ano e 1 mês que eu não preciso corrigir o sistema de arquivo ou formatar o disco.
E sim, eu uso o Linux Mint como SO do meu servidor NAS, com as seguintes configurações:
CPU: 2x Xeon E5-2680 v4
RAM: 4x 16GB DDR4 = 64GB
HD: 4x EXOS 18TB + 2x Barracuda 6TB
SSD: 2x Sata 360GB + 2x Nvme 1TB
Principais aplicações:
Jellyfin = Servidor de mídia
Samba = Servidor de arquivos/Backup
CUPS = Servidor de impressão
VMBox = Servidor de Maquinas virtuais
LDAP = Servidor de autenticação