Alicia: Integração do Gemini ao Discord

Olá, quero compartilhar com vocês um projeto pessoal que venho desenvolvendo há algum tempo: Alicia, um bot Discord que utiliza o modelo de linguagem Gemini da Google.

O que é Alicia?

Alicia é um bot Discord que nasceu da minha curiosidade em aprender Python e explorar as possibilidades das IAs conversacionais em plataformas não oficiais. Usando a API do Gemini, Alicia pode manter conversas contextuais, responder a perguntas e até participar de sessões de roleplay diretamente do discord.

Características Principais

1. Conversa Inteligente: Graças ao Gemini LLM, Alicia pode entender contexto e gerar respostas relevantes, conversar naturalmente, fazer roleplay e até tirar suas duvidas em codigos.

1. Configurável: Cada servidor pode ter suas próprias configurações, desde o estilo de conversa até os canais onde Alicia pode falar.

1. Modo Roleplay: Para os fãs de RPG, há um modo especial que torna as interações mais imersivas.

1. Segurança em Primeiro Lugar: Implementei filtros de conteúdo ajustáveis para manter as conversas apropriadas.

1. Suporte a Imagens e Vídeos: Alicia pode Analisar e comentar sobre mídias enviadas nas conversas que vão de imagens, videos, audios e até documentos.

Aspectos Técnicos (para os curiosos)

• Linguagem: Desenvolvido inteiramente em Python 3.12.7
  • Armazenamento: Usa SQLite para armazenar o histórico de conversas e JSON para arquivos de configuração.
  • Estrutura: Organizado em módulos para facilitar manutenção e expansão.

Um Projeto de Aprendizado

Alicia é um projeto de aprendizado. Ao longo do desenvolvimento, aprendi muito sobre:

• Programação assíncrona em Python
  • Integração de APIs (Discord e Gemini/Outros LLMs)
  • Gerenciamento de banco de dados
  • Boas práticas de desenvolvimento de software

Estado Atual e Futuro

Embora Alicia esteja funcionando de maneira estável, este projeto é principalmente um teste das capacidades e integração de LLMs a plataformas não oficiais. Não tenho certeza se continuarei Modificando e aprimorando o bot, mas estou compartilhando-o na esperança de que possa ser útil ou inspirador para outros desenvolvedores iniciantes.

Código Aberto

Todo o código de “Alicia” está disponível no GitHub sob a licença MIT. Isso significa que você pode usar, modificar e distribuir o código livremente, desde que mantenha a atribuição original.

Considerações Finais

Desenvolver “Alicia” foi uma jornada bem longa, cansativa porém interessante. Se você está começando em programação, especialmente com Python, espero que este projeto possa servir de inspiração ou ponto de partida para suas próprias explorações com IA.

Se você quiser dar uma olhada no código ou experimentar Alicia por si mesmo, confira o repositório no GitHub: Alicia Discord Bot

4 curtidas

Amigo, meus parabéns!

Dando uma olhada no seu código, tá bem estruturado, fácil de entender. Mantenha seus changelogs sempre assim :ok_hand:

Sucesso na sua jornada! :rocket:

2 curtidas