Instalei ontem o Mint no meu notebook, tudo certo, configurei o mesmo para meu uso, mas alguns aplicativos estão um saco para funcionar, por exemplo o Skype, Franz e outros mensageiros.
Penso que pode ser problema com aplicativos feitos com o Electron, pois eles são mais pesados, porém uso o Visual Studio Code que é desenvolvido na mesma base e com ele não estou tendo problemas. Fiz um teste com o Franz, instalei ele via apt-get
, snap
, flatpak
e baixando o .deb
, em todas ocasiões o erro persiste, é um saco congelar o PC por uns 30 segundos para abrir um software. Além disso, em algumas ações dentro do software acaba travando também.
Parece que é apenas a interface gráfica (Cinnamon) que para, pois se eu estou com o Youtube aberto, a tela trava porém o áudio continua ativo. Deixei o monitor de sistema aberto, dá pra perceber que no momento em que abro o Skype por exemplo, o CPU vai lá em cima e congela a interface:
O que será que pode estar causando isso?
PS: a minha placa de vídeo é integrada, a Intel Graphics HD 320. Não fiz instalação de drive, porque no Mint parece que já vem.