Alguns softwares congelam a tela ao abrir (Mint 19)

Instalei ontem o Mint no meu notebook, tudo certo, configurei o mesmo para meu uso, mas alguns aplicativos estão um saco para funcionar, por exemplo o Skype, Franz e outros mensageiros.

Penso que pode ser problema com aplicativos feitos com o Electron, pois eles são mais pesados, porém uso o Visual Studio Code que é desenvolvido na mesma base e com ele não estou tendo problemas. Fiz um teste com o Franz, instalei ele via apt-get, snap, flatpak e baixando o .deb, em todas ocasiões o erro persiste, é um saco congelar o PC por uns 30 segundos para abrir um software. Além disso, em algumas ações dentro do software acaba travando também.

Parece que é apenas a interface gráfica (Cinnamon) que para, pois se eu estou com o Youtube aberto, a tela trava porém o áudio continua ativo. Deixei o monitor de sistema aberto, dá pra perceber que no momento em que abro o Skype por exemplo, o CPU vai lá em cima e congela a interface:

O que será que pode estar causando isso? :cold_face:

PS: a minha placa de vídeo é integrada, a Intel Graphics HD 320. Não fiz instalação de drive, porque no Mint parece que já vem.

1 curtida

Olá @leonardovdev tudo beleza?

Estamos falando de um hardware limitado e de alguns programas pesados (ou mal otimizados como no caso do Skype), sugiro dar uma olhada em opções de otimização dos recursos como essas que o Raul compartilhou. Existe a chance do seu processar estar “gargalando” para gerenciar todos esses programas abertos em simultâneo.

1 curtida

Tudo certo, e aí?

Li aqui sobre, fiz as configurações indicadas, como a troca de kernel, etc. Mas não adiantou muito, estranho porque não força nenhum pouco o hardware, só esses softwares que em determinados momentos abusam do uso da CPU, exemplo quando são aberto e quando clico para trocar de mensageiro ou de chat. O que não acontecia no Manjaro com os mesmo softwares.

Bem estranho, estou pesquisando para ver se acho alguma alternativa, mas nada.

1 curtida

Existe a chance do seu problema estar relacionado ao super-aquecimento de algum componente.
A manutenção física desse notebook está em dia?

:vulcan_salute:

1 curtida

Fiz alguns testes com software que mostra a temperatura, nada anormal, o pico dela foi 47 graus, o que tá entre a faixa normal do meu processador (i3 6006U).

O uso do sistema em si está ótimo, é só com esses softwares de mensageiros que o problema aparece, bem estranho. Por enquanto a solução que achei foi usar o .deb do Slack e o Skype vou ver se uso o web, dado que uso ele com menor frequência.

Cara, poderia dizer que seria algum problema com snap ou flatpak, mas você já disse que também usou .deb e o problema persiste.
Poderia ser alguma coisa com driver, mas antes tenta mudar a performance do processador.
Dá uma olhada nesse tópico:
CPU Performance

Tenta cronometrar os travamentos. Se eles tiverem todos a mesma duração é sinal que é a mesma coisa (bug) atuando em vários softwares.

Segundo, deixe aberto o log de mensagens do sistema e também do xorg (Se estiver com o wayland não sei como faz)

sudo journalctl -f
sudo tail -f /var/log/Xorg.0.log
as vezes o log é Xorg.1.log, ou outro número até 9…

Veja na hora do travamento se tem alguma saída de erro, ou então quando destrava o computador.

Isso me parece problema de hardware. Pode ser o HDD ou então a memória RAM. Já aconteceu algo parecido comigo e o problema era o cabo SATA que tava mal conectado, e com isso meu PC sempre congelava e demorava pra voltar ao normal.

Problema resolvido, eu resolvi formatar novamente o notebook e só isso já funcionou. Provavelmente deve ter sido algum pau na instalação.

PS: formatei porque vi em algumas pesquisas que tinham o mesmo problema que re-formatar o sistema daria certo.

1 curtida