Alguns sabores do Ubuntu morrerão em 2026?

Não deixa de ser desconcertante que a Canonical seja tão frouxa no acompanhamento das variações do Ubuntu. Os projetos têm até sites próprios, com funcionamento próprio, e isso até causou uma situação constrangedora recentemente, que foi o hackeamento do site do Xubuntu, mantido com bem menos recursos que o site do Ubuntu em si. O projeto do Fedora mantém suas variações (spins) mais ligadas à linha principal, pelo menos. É uma questão de zelo pela marca!

4 curtidas

Não acho que esse menu hipotético deveria vir por padrão. Acredito que deveria ser igual no GNOME, onde o Tweaks não vem pré-instalado. Talvez isso vá contra a filosofia do projeto, mas enfim… Em relação a usabilidade da interface, me lembro quando demorei uns minutos para entender como me conectar ao WI-FI, em qualquer outra DE o processo é muito mais simples.

1 curtida

Uso só KDE aqui e toda hora que vou nas configurações de áudio eu troco kkk. Aquele menu “hambúrguer” - (mais ações) e o botão ao lado - (configurar dispositivos de áudio) não é nada intuitivo.

Sim, e até onde sei o Fedora é “mais comunidade” que o próprio Ubuntu.

1 curtida

Um ponto positivo é que no Plasma eu posso desativar a suspensão do notebook quando a tampa fecha, o que não consigo no GNOME. Estava tendo problemas com a suspensão no Fedora 41 e para impedir a suspensão tive que desativar o suspend.target diretamente.

1 curtida