Seguinte, eu uso o Big Linux com KDE Plasma 6x, ultima versão. Nele eu estava usando um menu chamado, Menu 11. Porém de uns tempos pra cá esse menu parou de funcionar corretamente.
Inicialmente, quando clicava no botão de configurações do menu dava um erro e não abre o configurador dele. Depois ele começou a apresentar falhas no seu funcionamento. Eu fui procurar por algum menu no mesmo estilo, mas o outro que encontrei, chamado Menu 11 Next, não abre corretamente. Ele fica achatado e não carrega as coisas direito.
Estou usando minha interface no modo Wayland.
Alguém tem alguma ideia do que posso fazer para resolver a questão? Eu gosto da questão estética e o menu ao estilo do 11 casou bem com a maneira como customizei meu desktop.
Antes tudo funcionava muito bem. Foi depois das atualizações mais recentes do Plasma que as coisas começaram a não funcionarem muito a contento no modo Wayland.
E, por incrível que pareça, usando uma Nvidia RTX 2060, em modo X11 o desempenho da máquina fica muito ruim. Em Wayland funciona muito mais fluído.
Isso não surtiu efeito. O Meu 11 continua apresentando falha no funcionamento e o Menu 11 Next continua achatado.
Quando clico para abrir as configurações destes menus, isso ocorre em ambos, aparece a seguinte mensagem:
O arquivo ou pasta /usr/share/applications/systemsettings.desktop não existe.
Agora o Menu 11 até voltou a aparecer, mas sem a parte inferior com as coisas recentes abertas. Mas para ele aparecer os itens eu precisei abrir o “Configurar o Menu 11” e aumentar o tamanho de colunas.
O software está desatualizado. Veja a página dele:
Última atualização dois anos atrás. Então teria que atualizar esse programa, ou se quiser muito usá-lo, ficar no plasma versão 5. Há relatório de bug informando que não funciona corretamente no Plasma 6.
Mas eu achei um outro, novo, chamado Menu 11 Next e nem ele funciona à contento. No caso deste, especificamente, ele fica achatado na tela. E o que eu usava, agora não aparece os recentes mais. Só os programas favoritos estão aparecendo. Quando tento abrir as configurações ambos, diz que não existe o arquivo de configuração.
Interessante que eu instalei, em uma VM, o Kubuntu 25.10, deixando-o com a versão mais recente do KDE Plasma 6x e nele o 11 Menu Next funciona perfeitamente. Já no meu Big Linux não. E na referida VM usei o modo Wayland.
Ah e no meu notebook Samsung, antigo, estou usando o Big Linux com o Menu 11 e ele fucniona como deveria. Lá também está atualizado e não da probolema.
Sim eu escolho as coisas que, uso / vou usar, por ai. Mas os menus que quero usar tem apresentado anomalias no funcionamento.
No caso do meu Desktop está tudo muito curioso, pois no meu notebook ambos os menus que quero usar, funcionam bem.
No meu desktop, só no modo X11 é que ambos os menus funcionam corretamente. Ocorre que, no modo X11, pelo fato de estar usando uma Nvidia 2060, o desempenho fica bem aquém do que tenho no modo Wayland. Me refiro às animações e movimentos das janelas. Então tenho utilizado o segundo modo, que é mais moderno.
Já meu notebook da Samsung, de 2014, que veio com Windows 8 e tem uma IGPU Intel HD Graphics 4000. Roda no modo X11, perfeitamente.
Pois bem, o Menu 11 voltou a funcionar e aparecer os itens recentes. Contudo toda vez que inicio o sistema eu preciso ir nas configurações do Menu 11 e re-colocar o número de colunas. Se não ele não abre.
É realmente isso que estou vivenciando é algo bem chato. Vou levando como tem sido possível. Eu não estou conseguindo etender porque esses menus não estão funcionando direito aqui no modo wayland. É que mudar de distro é algo trabalhoso e fazer uma mudança só por causa disso…
Tenho que contentar-me com o que funciona. Mas continuo sem entender.