Alguma boa indicação de distro 32 bits?

Olá!

Estou reconfigurando o PC de um amigo que ainda está usando o Windows 7. Pretendo instalar o linux no lugar, mas estou em dúvida de qual seria a distro “ideal” pra ele. que OS vcs sugeririam?

Perfil:

  • arch. 32 bits
  • intel celeron (2.3 ghz)
  • 2 gigas de ram
  • PC familiar com usuários leigos e básicos.

O ideal seria uma distribuição que exija o mínimo de manutenção e com interface intuitiva. Uma rolling release seria ótima para ter o sistema continuamente atualizado.

Acredito que antes de tudo deva consultar ele para perguntá-lo o que prefere. Apresente a ele distros que não o amedrontariam, como algum Debian-based simples (o Debian é uma das poucas distros que ainda suportam 32 bits).

2 curtidas

Tem certeza que esse Celeron ai é 32 bits e não x64? Caso for mesmo, tem o PepperMint OS. Usa o Lubuntu como base e ainda tem versão 32bits…

2 curtidas

Sem chance… no começo de tudo eu tive q explicar o que era Windows hauhauha

32 bits?

Tenho certeza de que seria muito pior o cara, sem nem saber o que é Windows, tentar usar algum programa e não conseguir.

Eu iria recomendar o Bodhi, Elive ou Q4OS que são leves e amigáveis, e creio que seriam surpreendentes para ele, mas, eles não satisfazem a necessidade de serem base Arch e nem rolling release, a propósito, será que rr é a melhor opção para alguém tão “verde” em computação de um modo geral começar em Linux? Não que necessariamente ser rolling traga mais problemas (eu mesmo uso uma distro rr), mas, é a questão da eventual quebra de pacotes em uma atualização muito recente que me “preocupa”.

Com essa sua lógica, qq sistema na mão desse usuário, seria perigoso kkkk
É um tipo de usuário q mesmo não entendendo a estrutura, conhece e faz o trivial: abrir o browser e acessar as pastas de mídia.

Eu instalaria o Q4OS. Na versão de 32 bits já vem com a interface Trinity, que é muito parecida com o Windows XP, e também é muito leve.

O Q4OS vem com uma lojinha de programas que é bem pequena, mas tem quase tudo para o uso básico do computador. Aliás, o Q4OS já traz o Google Chrome como navegador padrão.

3 curtidas

Q4OS foi minha primeira ideia, mas fiquei receoso enquanto intuitividade do sistema, pq não o conheço, nunca instalei.

Estou considerando também o Debian com MATE.

De qq forma, meu maior medo é não possuírem um update automático como no Windows que baixa e dá o aviso pra instalar as atualizações. O usuário em questão não fará isso por si só… é daquele tipo q só conhece o menu iniciar e executa um ou outro app. Do resto, eu posso personalizar a interface pra deixar o ambiente ainda mais intuitivo pra ele.

Usei o Q4OS com Trinity quando eu ainda estava bem “verde” em sistemas Linux, e foi uma experiência tranquila. E o sistema disponibiliza um aplicativo notificador e acionador de atualizações. A questão maior com o Q4OS é seus pacotes ficarem velhos, como eventualmente ficam os do Debian. Mas essa distro conta com repositórios próprios.

2 curtidas

Tá na mão: software-properties-gtk, tem no repositório do Debian

1 curtida

O Q4OS notifica na barra de tarefas através de um ícone a presença de atualizações. O usuário apenas terá que ficar atento ao ícone piscante, depois clicar no mesmo e na caixa de diálogo clicar no botão para realizar o update.

2 curtidas

Tentei instalar o Q4OS e o Debian MATE, mas os dois retornam uma mensagem de erro rsync error 11. Eu verifiquei e esse erro costuma se referir ao espaço insuficiente no hardware, porem estou com 170 gigas livres no disco.

Tô desconfiando que sistemas 32 bits tem um jeito diferente de gravar no pendrive ou estou fazendo alguma coisa errada referente a bios-legacy, já que esse PC não suporta GPT.

1 curtida