Algum jeito de ter botões de (minimizar, maximizar, e fechar) em janelas de Window Managers?

Eu sei que o conceito de Window managers ou Tilling Window Managers é para facilitar a vida de quem curte usar apenas o teclado e também para organizar as janelas em suas Workspaces. Porém as vezes eu só queria poder clicar e mover as janelas com o mouse, minimizar, maximizar e etc. Se alguém tiver algum jeito ou alguma WM que suporta esse tipo de funcionalidade, eu agradeceria.

1 curtida

Todos esses recursos você acha em um window manager tipo stacking, como o Openbox ou Fluxbox.

Mover as janelas com o mouse é possível no i3wm, clicando na barra de título. Porém, o conceito de minimizar (como a gente entende) não existe nos tiling, só nos stacking. Pelo menos eu nunca vi esse recurso de minimizar, como fazemos no xfce, por exemplo, em nenhum tiling (se alguém já viu, comenta aí!). No bspwm você pode sobrepor as janelas com o modo monocle e no i3wm existe o scratchpad que, embora não se pareça com minimizar, você pode “esconder” a janela da área de trabalho atual e abrir ela novamente quando quiser, na mesma área de trabalho ou em outra.

3 curtidas

Posso falar do Qtile e um pouco do Hyprland, em ambos isso é possível de se fazer, basta configurar os atalhos.

2 curtidas

Interessante, irei testar, obrigado meu chanceler. :smiley:

Apenas por curiosidade, tem como adicionar os botões nas janelas? Pesquisei na wiki do qtile e não achei (a busca a wiki deles é meio ruim). Pode me indicar o conteúdo da wiki que aborda isso?

1 curtida

Também não achei nada sobre o Qtile. Dei uma pesquisada e achei uma Wm que suporta os botões. AwesomeWM

1 curtida

Bem lembrado, o awesome tem suporte a botões mesmo. Esqueci dele. Tentei usar uma vez e desisti, porque fiquei, na época, tava sem tempo pra poder aprender como configurar. Ele dá um pouco mais de trabalho que o i3, por exemplo. Nada de outro mundo, só tem que ter um pouco mais de paciência pra pesquisar.

Pelo que consegui encontrar na doc do qtile, ele tem suporte para recursos como maximizar e minimizar (se definir um atalho para isso), porém não tem como alterar a janela (da forma que você quer, ou seja, alterar a decoração da janela). Pelo menos o que encontrei até agora não indica essa possibilidade.

A parte da documentação do qtile que fala de maximizar e minimizar é essa aqui.

1 curtida

Eu nunca utilizei o wiki do qtile no github, apenas a documentação no site.

https://docs.qtile.org/en/stable/

Sobre os botões, não sei te dizer, visto que nunca procurei sobre esta opção.

Pelo conhecimento que eu tenho (não sei tudo sobre o Qtile):

Eu não sei como é o processo nas outras WM, visto que o Qtile é minha primeira WM, mas o Maximizar é tranquilo para entrar e sair.

Agora sobre o Minimizar tem um porém:
Quando você minimiza a janela, você “esconde” ela atras das outras, porém você não consegue pegar o target dela novamente para traze-la para frente ou reordenar ela na stack do layout (pelo menos não conheço esta opção). Para contornar este problema, eu utilizo o rofi --show window.

1 curtida

Perguntei só de curiosidade. Nem to com o qtile instalado mais aqui, só em máquina virtual. Achei que ele ainda tá meio cru ainda.

Maximizar é, de modo geral, nos tiling como o modo monocle do dwm e do bspwm. É de boa mesmo. No qtile, ele tem funções iguais a outros wm ou tiling, só que, por escolha dos devs, eles colocam o nome diferente em tudo.

Agora sobre o Minimizar tem um porém:

Por isso que eu disse que nos tiling o conceito de maximizar e minimizar não existem como a gente entende em outros ambientes. Principalmente o conceito de minimizar. Até porque, se parar para pensar, a ideia de minimizar é quase o oposto do que se propõe a maior parte dos tiling.

Quando testei o qtile, vi que ele tinha a opção de scratchpad (utilizo as vezes no i3wm) também. Esse comportamento que você mencionou, embora feito por uma opção diferente, é bastante parecido com o scratchpad.

O @Flamezito157 pode até tentar emular algum desses comportamentos em um tiling. Porém, em um stacking ele conseguirá tudo isso nativamente. No Openbox, Fluxbox, xfwm etc. ele encontrara todos esses recursos configuráveis de forma até simples. No i3 você pode deixar as janelas “maximizadas” se usar o modo tabeado e no dwm ou bspwm, você pode sobrepor as janelas com o modo monocle. Com essas duas formas, você consegue trocar entre as janelas com algum atalho de teclado e, no caso do i3, você também pode trocar clicando com o botão esquerdo do mouse na barra de título das janelas.

A única desvantagem dos stacking é que o tiling que é possível utilizar neles não será automático.

Obs: fiquei curioso em como funciona essa função de “minimizar”. Passa seus dotfiles do qtile aí!

Esse comportamento afeta tanto em float, scratchpad e minimizar.

O que eu estou usando agora nem tem como passar, porque ele não vai funcionar para você, visto que como estou sempre mudando ou testando novos, acabo aproveitando de outras pastas que vou renomeando. Para te passar teria que enviar o home todo kkkkkkk.

Tem estes aqui que já usei a um tempo.

OBS: Para testar o minimizar nem precisa utilizar nenhum dotfile, basta executar o comando abaixo no terminal:
qtile cmd-obj -o window -f toggle_minimize

Para usar a solução que eu uso para pegar o target, basta usar o:
rofi -show window
digite ou cole o código aqui

1 curtida