Algum dia receberemos a correção de VRAM da Valve no Void Linux?

No CachyOS existe uma ferramenta de otimização desenvolvida por engenheiros da Valve para priorizar a memória de vídeo em placas com 8 GB ou menos que é chamada diretamente de “Gerenciamento de VRAM” ou VRAM Management,pelo que eu li, isso é possível graças ao systemd e suas funcionalidades,porem vale ressaltar que minha distro padrão de hoje em dia é o void que usa o runit,daí vem a pergunta isso poderia ser aplicado no runit tb?Não quero deixar minha distro favorita por uma simples escolha de melhorar minha questão de gerenciamento de vram,porem há alguma forma de ter esse beneficios no void,ou algum projeto que visa unificar esse acontecimento em todas as distros

A maior parte do trabalho é no kernel, que não depende do init system. A parte que “depende” do systemd é a parte de rotular processos com cgroups, mas isso também dá para fazer em outros esquemas de inicialização.

A galera do Nitrux parece estar trabalhando nisso (ainda teria que ler o código para saber o quanto o programa depende do OpenRC, ou bastaria fazer um serviço do runit para adaptá-lo).

Lendo o blog, eu consigo pensar numa maneira de ter esse mesmo efeito com as versões mais recentes do elogind, que abrem algumas chaves de gerenciamento de cgroups se você mexer nas configurações, sem ter uma interface de usuário muito manual (do tipo “use esse programa/script aqui imediatamente antes de abrir o jogo”).

Se as informações do seu perfil estiverem atualizadas, você usa uma GPU integrada e infelizmente (ou não) a melhora de VRAM não se aplica para você:

Sistemas com iGPUs ou APUs também se beneficiam disso?

Na verdade, não sei dizer.

O problema principal (a memória RAM do sistema ser mais lenta que a VRAM dedicada) não existe nas GPUs integradas, pois elas utilizam a RAM do sistema para tudo; portanto, os efeitos provavelmente serão mais limitados do que em dGPUs. Talvez ainda haja algum benefício? Provavelmente seriam necessários testes cuidadosos para descobrir.

Além disso, uma maneira “de pobre” de conseguir o mesmo efeito é simplesmente fechar outros aplicativos que dependem de aceleração de GPU antes de iniciar o jogo (como navegadores).

A dita correção de VRAM da Valve no Linux, para quem não quer precisar ir no Google: Fixing AMDGPU's VRAM management for low-end GPUs | pixelcluster's GPU blog