Algum anti-virus para Linux?

Bom dia. Eu sei que GNU / Linux é um sistema difícil de pegar vírus, pois não é tão usado como desktop, porém não é 100% blindado, por isso eu gostaria de saber se existem algumas ferramentas de análise ou algo do tipo, pode até ser de cli, qualquer coisa já ajuda. Não pretendo usar programas pagos como a maioria dos Anti-vírus da atualidade. Uma outra dúvida minha, já vi bastante gente afirmando, os BSD são mais seguros que Linux?

1 curtida

Olá!

Existem algumas opções, como o Clamav.
Minha dica é dar uma pesquisada no portal Anternativeto, pra encontrar mais opções.

1 curtida

Aqui uso o gratuito Comodo Antivirus for Linux em ambiente mas tive que o ajustar para funcionar seu escaneamento por demanda como faz o ClamAV pois ele foi abandonado pela Comodo. Sua base de assinaturas baixo toda a semana e a ponho em seus diretórios. Ele é todo gráfico mas sua varredura em tempo real não funciona pois ninguém de programação quis consertar.

Também uso o Kaspersky Rescue Disk ( KRD ) que é uma imagem ISO baixada e instalada no pendrive ( aqui no Ventoy ) que carrego no boot para se atualizar e varrer todo o sistema.

Tem outros rescue disks gratuitos como o da Avira e do Bitdefender que funcionam do mesmo modo.

O objetivo é tentar avaliar se o sistema se encontra limpo, livre de vírus de qualquer tipo todos os dias ou semanas.

1 curtida

ClamAV tem RTP.
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Antivirus-ClamAV-com-protecao-em-tempo-real/

1 curtida

É mais aqui no Bodhi Linux não consegui instalar nada do ClamAV.

1 curtida