Estava testando instalar o Arch Linux no lugar do EndeavourOS mas me deparei com esse pequeno problema de time sync…
Alguma alma sabe resolver esse problema, porque também tive no Fedora 41..
Já tentou reinstalar a iso?
isso aí é durante o boot ou durante a instalação pelo script archinstall?
se for a segunda resposta pode usar archinstall --skip-ntp
Tentei isso mas n deu certo, a instalação.fala q a nao sincronização pode causa problemas na instalação e nao continua…
Que ferramenta vc tava usando?
Antes de rodar o archinstall, sincronize os repositórios e reinstale o archlinux-keyring, mesmo na midia de instalação,. ajuda a resolver problemas com o server.
Arch Install
Vou tentar fazer isso então
Pra fazer o pen-drive
Ah sim, eu fiz o pendrive pelo Ventoy
Tente faze-lo pelo rufus/balena ou tente instala-lo por interface gráfica
Como q faz com interface gráfica? Arco Linux ?
Arch Linux com sua interface gráfica preferida,as vezes usa o Calamares
vc pode usar o cachy os, tem instalador gráfico e várias otimizações, e não é tão cheio de coisas. Eu uso o arch com os repositórios e kernel deles e fica muito bom.
Olha, tô 1 ano atrasado mas apareceu o tópico pra mim e aconteceu a mesma coisa aqui, aliás sempre acontece quando vou instalar o Arch. O problema é que as operadoras bloqueiam certos servidores NTP por segurança, então você precisa mudar o server antes de iniciar o archinstall.
Primeiro tu tem que parar o serviço com um
systemctl stop systemd-timesyncd
Aí você edita o arquivo
nano /etc/systemd/timesyncd.conf
Pode usar o editor que preferir. Aí no server coloca o do Google, por exemplo, que sempre funciona, é o time.google.com
Ficaria algo do tipo
[Time]
NTP=time.google.com
Pode colocar o server que você quiser, mas verifica antes se tua operadora não bloqueou ele. A Claro aqui sempre bloqueia esses do Arch.
Aí é só subir o serviço de novo com um systemctl start systemd-timesyncd
Pra ver se funcionou bate um timedatectl status e dá uma olhada o que aparece
Essa eu não sabia ja tive esse erro e resolvi com essa solução mesmo e percebi que não acontece mais depois que passei a usar o unbound deve ser por isso.
Pois é, toda vez que instalava o Arch aqui em casa sofria desse mesmo problema, até bater muita cabeça e descobrir que algumas operadoras bloqueiam certos servidores NTP que não são muito “usuais”. Vi isso em um fórum gringo mas acredito que as ISP no BR adotam da mesma prática, imagino que por segurança mesmo. Qual operadora você usa aí? Antigamente eu usava Vivo FIbra e não tnha esse problema, agora com a Claro os bloqueios são recorrentes, inclusive a diversos sites de pirataria também, só consigo acessar com VPN. A Claro é bem mas restritiva nesse ponto.
Quando morava no Paraná usei a finada GVT e também a Copel Fibra, essas eram muito mais tranquilas em relação a esses bloqueios, aqui em SP as ISPs pegam pesado, ainda mais essas grandes que vendem serviços de TV.
Uso uma gringa chamada frontier, talvez mudando o DNS server só resolveria como to usando o adguard e unbound num roteador pfsense acho que foi q resolveu pq parou esse problema aqui, sempre tinha quando usava o roteador da operadora.