Já tentei de tudo alguem sabe me falar como mudar o tema para breeze dark.
Você quer mudar o tema do gerenciador de arquivos (é o Dolphin?), ou da barra superior? A mudança de tema está pegando em pelo menos um aplicativo?
Customizar os temas dos painéis, dos aplicativos, dos aplicativos GTK (a maioria, incluindo Firefox e Chrome), e dos aplicativos Qt (como aparentemente seu gerenciador de arquivos) é feito de forma diferente.
- O primeiro vai no próprio arquivo do i3.
- O GTK exige um aplicativo próprio. Há várias opções, como o que está na direita do print.
- Qt exige um aplicativo próprio (as únicas opções que conheço são o
qt6ct
, ou o embutido no KDE), e configuração de uma variável de ambiente. Mais detalhes aqui.
É possível alterar a cor da borda da janela no i3wm:
~ /.config/i3/config
Para thunar eu uso o comando dconf-editor e altero o tema.
Eu instalei o thunar e o thema-dark deu certo, mas no dolphin nem intalando o qt5ct e qt6ct deu certo.
Configurou também a variável de ambiente depois de instalar o programa (por exemplo, colocar QT_QPA_PLATFORMTHEME=qt5ct
no arquivo /etc/environment
)?
Só para desencargo, ao fechar todos os processos do Dolphin e abri-lo com env QT_QPA_PLATFORMTHEME=qt6ct dolphin
, o tema pega?
Se não, também estou confuso.
EDIT: mudanças no código dos apps do KDE tornaram eles “resistentes” ao Qt6Ct. Um dos desenvolvedores do Telegram criou um pacote no AUR chamado qt6ct-kde
que é projetado para resolver isso, mas o colateral é ele puxar as várias bibliotecas do KDE (se bem o Dolphin já puxa, então…).
KKKK Deixa pra lá, já quebrou meu sistema, meus banco de dados foram tudo pro saco, o bom que tenho Backups senão tava lascado, do nada porcausa do qt6ct deu tela preta e é isso, é melhor usar ranger mesmo.
No Arch Linux numa instalação limpa tem o mesmo problema?
A única coisa que poderia quebrar por causa do qt6ct seria os aplicativos em Qt. É um aplicativo pequeno e focado que não mexe em qualquer outra coisa. Eu o usei por anos sem problemas (na época que usava bspwm ou Sway).
Mesmo se “do nada deu tela preta” (que ainda convida um tanto perguntas para saber a natureza exata dela), é muito precoce para decretar o sistema quebrado, especialmente um DIY como Arch Linux. Mesmo com a interface gráfica quebrada ainda há todo o ambiente de linha de comando (TTYs), em que poderia investigar o problema (coletar registros, tentar fluxos mais manuais para iniciar o ambiente como o startx
, etc.), se livrar do pacote que acha que é culpado, ou no mínimo atualizar seus backups antes de formatar.
Olha vou resumir, do nada depois de ter configurado tudo do qt6ct e variavel de ambiente, estava estudando e do nada tela preta, com caminhos que no final dava qt6ct, todos os dias quando termino um estudo ou um trabalho já faço um backup do que fiz, então o sistema pode ir pro bregio, más não, não formatei meu PC, desinstalei todo os pacotes que continham o qt6ct o voltei oque era antes o arquivo /etc/environment. E pronto cabou-se o problema, se parar para pensar é até bobeira isso tudo.
Pelo relato, parece que o Xorg travou e os registros dos aplicativos que você estava rodando ficaram à mostra (ao usar o Qt6Ct, os registros de todos aplicativos Qt você iniciar vão citá-lo).
Difícil um “mero” aplicativo (ou, no caso, plugin para eles que não interage diretamente com o servidor gráfico) causar isso, mas entre e o céu e a terra há mais coisas que nossa vã filosofia consegue explicar.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.