Pessoal, eu tô testando alguns games no meu laptop velho de guerra. Tá rodando bem titulos antigos, fui testar um dos meu games favoritos e obtive somente um glitch, que foi o de texturas escuras 3D ficar piscando sem parar, até mesmo no cabelo. Somente as texturas escuras ficam piscando.
Qual o nome desse bug, o que causa texturas 3D escuras ficarem piscando?
prints abaixo.
Proton 7.0-6, outras versões recentes não funcionaram.
É o tipo de bug que acontece por falta de recurso da GPU e suas extensões de API gráfica. Algumas coisas que tu pode fazer para tentar mitigar:
manter os drivers atualizado (kernel + firmwares + mesadriver)
testar versões diferentes do Proton/ProtonGE/Wine (pode instalar outros “Wine’s” com o ProtonPlus por exemplo.
tentar forçar opengl caso sua placa tenha suporte limitado a vulkan, não garante melhor desempenho e provavelmente rodará pior, porem talvez com menos glitchs gráficos ( PROTON_USE_WINED3D=1 %command%)
desativar opção gráficas dentro do jogo (desative vsync)
limitar o FPS do jogo para não sobrecarregar a GPU mais do que ela consegue
verificar o uso de RAM, fechar programas/extensões de interface ou qualquer coisa em segundo plano que esteja usam muito sua RAM em quanto joga
alguns jogos tem opção nativa de mudar a API gráfica ou versão da API, via config dentro do jogo ou parametro tipo (-dx11 ou -dx12) tem que verificar caso a caso… ( isso desativa dx11 e força dx9 para jogos que suportam:PROTON_NO_D3D11=1 %command%)
verificar se ouve algum reporte com dica para o jogo específico no protondb e no github do SteamForLinux