Alguém sabe me dizer o nome desse bug para eu poder pesquisar?

Pessoal, eu tô testando alguns games no meu laptop velho de guerra. Tá rodando bem titulos antigos, fui testar um dos meu games favoritos e obtive somente um glitch, que foi o de texturas escuras 3D ficar piscando sem parar, até mesmo no cabelo. Somente as texturas escuras ficam piscando.

Qual o nome desse bug, o que causa texturas 3D escuras ficarem piscando?

prints abaixo.
Proton 7.0-6, outras versões recentes não funcionaram.

É o tipo de bug que acontece por falta de recurso da GPU e suas extensões de API gráfica. Algumas coisas que tu pode fazer para tentar mitigar:

• manter os drivers atualizado (kernel + firmwares + mesadriver)
  • testar versões diferentes do Proton/ProtonGE/Wine (pode instalar outros “Wine’s” com o ProtonPlus por exemplo.
  • tentar forçar opengl caso sua placa tenha suporte limitado a vulkan, não garante melhor desempenho e provavelmente rodará pior, porem talvez com menos glitchs gráficos ( PROTON_USE_WINED3D=1 %command%)
  • desativar opção gráficas dentro do jogo (desative vsync)
  • limitar o FPS do jogo para não sobrecarregar a GPU mais do que ela consegue
  • verificar o uso de RAM, fechar programas/extensões de interface ou qualquer coisa em segundo plano que esteja usam muito sua RAM em quanto joga
  • alguns jogos tem opção nativa de mudar a API gráfica ou versão da API, via config dentro do jogo ou parametro tipo (-dx11 ou -dx12) tem que verificar caso a caso… ( isso desativa dx11 e força dx9 para jogos que suportam:PROTON_NO_D3D11=1 %command%)
  • verificar se ouve algum reporte com dica para o jogo específico no protondb e no github do SteamForLinux

Entre outras dicas aqui:Parâmetros de inicialização úteis para o Proton da Steam (Steam Play) - Diolinux

2 curtidas

Meu peppermintOS curti até hoje esse parâmetro.

Ya, era exatamente isso, rodou bem o jogo. Obrigado pelas dicas do blog do Dio. Vou acompanhar mais videos sobre o tema pra me familiarizar. :grinning:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.