Alguém sabe como trocar a room do meu android pelo linux?

séra que eu consigo trocar a room por aqui não conseguir muitas informações sobre como fazer isso pelo linux, a maioria ta tudo como fazer no windows e eu n tenho esse sistema instalado no momento.

Olha, em geral dá pra fazer essas coisas no Linux sim, mas isso depende mais é do modelo do seu celular. Geralmente, para instalar uma custom ROM você precisa:

  1. Desbloquear o bootloader
  2. Instalar um custom recovery, como o TWRP
  3. Baixar a ROM e instalar pelo TWRP

Para desbloquear o bootloader e instalar o TWRP no celular, você precisa usar o fastboot, que é um programa que você usa no terminal. Você digita uns comandos lá e ele desbloqueia o bootloader, mas você tem que ter ativado a opção de permitir desbloqueio do bootloader nas configurações do Android.

O Fastboot, assim como o ADB está disponível para Linux, Windows e macOS.

vou ter q baixar um windows pelo q to vendo e muito complicado por aqui, vou ter q recorrer ao odin

A propósito, qual a marca e modelo do seu celular?

samsung j7 metal ainda

Bom, eu não sei se dá pra instalar custom ROM pelo Odin, se não me engano ele serve pra instalar stock ROM.

Recomendo você pesquisar como desbloquear o bootloader (isso é necessário para instalar qualquer custom ROM) e instalar o TWRP no seu aparelho especificamente. Tendo o TWRP instalado fica muito mais fácil, você pode instalar a ROM direto do celular, sem PC. No fórum XDA você encontra muita informação sobre isso.

Mas sobretudo eu aconselho você a ter muito cuidado, esses procedimentos podem eventualmente danificar o aparelho. Leia bem antes de fazer qualquer coisa e esteja preparado para saber resolver possíveis problemas e voltar ao estado original.

2 curtidas

Dá sim. Existe um utilitário de linha de comando chamado Heimdall. Com ele instalado, seguem-se os passos:

  • Habilite as “Opções de Desenvolvedor” e nelas deslize o “Desbloqueio por OEM”.

  • Baixe, em seu computador, o TWRP para seu telefone. Recomendo baixar a versão oficial, basta clicar no texto azul deste passo.

  • Pelo Terminal, instale o Heimdall. Depende da distribuição, mas, considerando algo baseado em Debian/Ubuntu o passo é sudo apt-get install heimdall.

  • Reinicie seu telefone em modo download. Desligue-o, e, quando for ligar, segure “Diminuir Volume” e o botão Início/Home junto ao liga/desliga. Deve aparecer uma tela azul, com um texto. Tecle “Aumentar Volume” para confirmar. Agora deve aparecer algo parecido com isto:
    image

  • De novo no computador, navegue até a pasta na qual você baixou o TWRP. Então, clique com o botão direito em uma área vazia do gerenciador de arquivos e selecione “Abrir Terminal aqui” ou algo do tipo.

  • Conecte o telefone ao computador por meio de um cabo USB.

  • No Terminal, digite sudo heimdall detect e verifique se o telefone foi detectado.

  • Em caso positivo, digite sudo heimdall flash --RECOVERY twrp-3.2.1-0-j7xelte.img

  • Após a conclusão do processo, o telefone deve reiniciar automaticamente. Caso não reinicie, desconecte o cabo USB e retire/coloque novamente a bateria.

  • Agora, para entrar no TWRP que instalastes, pressione “Aumentar Volume”, Início/home e power quando for ligar o dispositivo.

A partir daí, podes seguir os tutoriais de cada ROM específica. Recomendo usar as do XDA.

Se tiveres mais dúvidas, podes perguntar no grupo do Telegram Telegram: Contact @VegaData. O pessoal de lá pode te ajudar mais rapidamente.

3 curtidas

Esqueci de falar, o J7 Metal é conhecido na gringa por “J7 2016”, então é mais fácil achar ROMs para ele pesquisando por este nome. Além disso, considero mais seguro instalar GSIs ao invés de custom ROMs, então sugiro dar uma estudada em Project Treble.

uma correçãozinha, se não me engano o certo é:
sudo heimdall flash --RECOVERY twrp-3.2.1-0-j7xelte.img, não basta só usar flash

Opa, falha minha, faz tempo que meu J7 16 morreu, acabei me acostumando com o fastboot :sweat_smile:

1 curtida